Laboratório de Arqueologia Iberoamericana da UNIFAL-MG recebe doação do Irã

Versão para impressãoEnviar por email
Réplicas em ouro, prata e bronze retratam a História Persa

O Laboratório de Arqueologia Iberoamericana (LAI-UNIFAL-MG) e o Prof. Cláudio Umpierre Carlan, receberam uma importante doação do Prof. Damon Monzavi e do Numismatic Museum of Bank Sepah (Irã).

"Graças aos contatos e convênios organizados pelo Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG, da diretora do Museu e museóloga Luciana Menezes de Carvalho, recebemos essa importante doação do amigo e colega iraniano, Prof. Damon Monzavi, que já esteve em Alfenas em duas oportunidades, durante a Semana Nacional de Museus da Universidade", comentou Prof. Carlan. 

Segundo o professor, são réplicas em ouro, prata e bronze, dos períodos Aquemênidas (século V a.C), Sassânidas (séculos III, IV e V), Ghurid (século VI), Safavid (século XII), em sua maioria, que retratam boa parte da História Persa, Iraniana, seu contato com Ocidente.

"Importante fonte histórica, material e imagética, assim que for catalogada e analisada, ficará a disposição de nossos alunos. Boa parte dessa coleção ainda é pouco conhecida na América Latina, será apresentada por mim em um congresso no Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, em novembro", ressaltou Carlan.

A coleção do Bank Sepah, Irã, é uma das mais importantes do Oriente Médio. O banco Sepah sempre teve essa preocupação com a Numismática e História desde sua fundação em 1925. A coleção data de 1933.

Galeria de imagens

Informações e fotos: Cláudio Umpierre Carlan, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG