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O Laboratório das Engenharias e o Prédio do Instituto de Ciência e Tecnologia foram disponibilizados na unidade
Duas novas edificações acabam de ser entregues à comunidade universitária da UNIFAL-MG no Campus Avançado de Poços de Caldas: o Laboratório Interdisciplinar de Ciências das Engenharias e o Prédio do Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT.
As estruturas das construções foram desenvolvidas sob medida para adequar às necessidades dos alunos, professores e também das aulas práticas que envolvem experimentos em várias áreas do conhecimento. É o que explicam o coordenador de projetos e obras da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, o arquiteto José Mário Barbosa Alves, e também o diretor do ICT, Prof. Cláudio Antônio de Andrade Lima.
- Laboratório Interdisciplinar de Ciências das Engenharias -
Para que o campus ganhasse um Laboratório Interdisciplinar com características inovadoras, uma equipe da Instituição realizou visitas técnicas à Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e também à Universidade Santa Cecília – Unisanta de Santos-SP, a fim de conhecer as infraestruturas de laboratórios de ensino de graduação dessas universidades para a área de Engenharia, tidas como referências no país.
No laboratório se concentra quatro grandes campos do saber: a dos fenômenos de transportes, a de operações unitárias, de processos químicos /bioquímicos e simulação, e controle de processos.
Prof. Cláudio explica que a proposta básica do laboratório é propiciar aos alunos unidades experimentais com abordagem integrada, de maneira que os possibilite executar e praticar a construção dos experimentos de várias áreas do conhecimento, utilizando artefatos próprios e a oficina da unidade.
O grande diferencial do projeto do prédio apontado pelo Prof. Cláudio diz respeito à mobilidade permitida pela estrutura da edificação. Em cada ponto de trabalho, encontram-se energia elétrica e água, o que possibilita aos alunos utilizarem diferentes kits, um para cada tipo de experimento. Dessa forma, os alunos apenas precisam mover os kits com os componentes para o local desejado, conforme a necessidade de cada disciplina. “Antigamente a gente tinha que criar vários espaços, um para cada disciplina. Aqui, a gente utiliza todos os experimentos de engenharia em um mesmo espaço”, ressalta o professor.
Com a otimização do espaço, o prédio proporciona a possibilidade de acontecerem aulas simultâneas, pois enquanto uma determinada unidade curricular estará em uma apresentação prática, outro grupo pode estar levantando informações em uma bancada de trabalho, e um terceiro grupo, trabalhando os dados obtidos nos kits no mezanino do prédio. Neste local, os alunos poderão acompanhar a variação de temperatura e de concentração de alguns tipos de experimentos, por meio de sensores instalados nos kits. Assim, eles receberão as informações dos experimentos e podem trabalhar também em um ambiente computacional para analisar os dados.
Explicando ainda os diferenciais do projeto do Laboratório das Engenharias da UNIFAL-MG em relação a outros similares, Prof. Cláudio comenta: “A gente trabalhou na busca de um pé-direito (altura entre o chão e o teto) mais alto, para ter uma estrutura de mezanino, onde os alunos pudessem trabalhar também a parte de simulação de processos que ocorrem no térreo; valorizamos mais a questão de iluminação natural para evitar gastos de energia e também a ventilação; houve ainda uma segregação na parte das áreas de oficina e do setor onde tem a geração do material particulado, moagem, para evitar espalhamento de poeira e ruído”.
- Experimento em Engenharia de Minas -
Como exemplo de um experimento, o técnico em engenharia do campus, Bruno Dias de Souza, explica como os alunos vão trabalhar com os materiais no Laboratório de Engenharia de Minas. “Aqui, os alunos aprendem a mexer em todos os equipamentos em uma sequência: eles pegam um material bruto, às vezes pode ser uma amostra de uma rocha, e vão diminuindo, transformando em grãos. Passa pelo primeiro britador e pode se optar por passar pelo segundo britador. Depois disso, as amostras vão passando pelos moinhos e fazem-se peneiramentos. Para a área de minas tem esta sequência, os alunos aprendem desde o início, quando eles pegam um material e o processam até obter um pó, ou dependendo da finalidade que eles querem, até um grão ou um material menor.”
- Prédio do ICT -
Construído em uma área de 2.700 m², o prédio F da unidade, abriga no primeiro andar, o auditório e também o Centro Integrado de Atendimento ao Discente, onde ficam as coordenações pedagógicas, assessoria pedagógica, assistência estudantil e a secretaria de Extensão. “A gente propôs criar vários ambientes para as reuniões e atendimento aos alunos, para ter um espaço adequado de concentração nas atividades diárias, evitando atendimento em gabinetes”, enfatiza Prof. Cláudio.
O auditório, com capacidade para 170 pessoas, disponibiliza uma área de pilotis de aproximadamente 400 m², que pode ser utilizada para apresentações e exposições durante eventos científicos e culturais.
No andar superior, ficam as salas administrativas do ICT e também as salas dos professores, que ganharam uma área de convivência para o “observatório do campus” na copa do prédio. De acordo com Prof. Cláudio, o espaço coletivo facilita a integração de professores de diferentes áreas, proporciona um ambiente mais agradável e harmonioso e, ainda, apresenta uma visão geral do campus.
As obras deste prédio tiveram início em fevereiro de 2012 e a edificação foi entregue no mês de agosto.