UFMG sedia evento de chamada para prêmio do governo de Minas que estimula a pesquisa básica

Versão para impressãoEnviar por email

Profa. Marcia Paranho Veloso da UNIFAL-MG, é integrante da Comissão Julgadora do Prêmio

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) de Minas Gerais realiza sexta-feira, 1º de março, no campus Pampulha da UFMG, o lançamento da 5ª edição do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia. A solenidade acontece a partir das 10h, com a palestra "A humanidade e o povo brasileiro: genética, raças e cores, proferida pelo vencedor da 4ª edição, Sérgio Danilo Pena, professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. A Profa. Marcia Paranho Veloso da UNIFAL-MG, é membro da Comissão Julgadora do Prêmio, representando o Foripes - Fórum dos Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais, presidido pelo reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva.

De acordo com o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Vilela, a UFMG foi escolhida para sediar o evento por ser a instituição à qual está vinculado o vencedor da edição passada. Sérgio Pena desenvolve estudos nas áreas de genética de populações e genômica humana.

Inscrições

As inscrições para este ano podem ser feitas de 4 de março a 29 de maio, e até 31 de maio, via Correios, por instituições ou empresas com atuação em ciência e tecnologia e devem seguir os critérios estabelecidos pelo regulamento, publicado no Diário Oficial do Estado – Minas Gerais, em 6 de dezembro de 2012, e encaminhadas à Sectes-MG, com a indicação “Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia”, para o endereço Cidade Administrativa, Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº – Edifício Gerais – 8º andar – Bairro Serra Verde - Belo Horizonte – MG - CEP 31630-901.

Atribuído em duas modalidades – pesquisador e instituição/empresa –, o prêmio é concedido anualmente a apenas uma delas, em sistema de rodízio, sendo a segunda em anos ímpares. O prêmio foi criado pelo Governo de Minas, por meio da Sectes, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

“É um mecanismo efetivo para o reconhecimento e o estímulo àqueles que, em Minas Gerais, se dedicam ao desenvolvimento da ciência, com geração, portanto, de novos conhecimentos, com possibilidades de aplicação para o desenvolvimento de produtos ou processos inovadores, capazes de atender demandas por melhor qualidade de vida”, explica Vilela. Segundo ele, a iniciativa baseia-se na visão de que, sem a valorização da pesquisa básica, limita-se muito o desenvolvimento de inovações tecnológicas, fundamentais para a competitividade industrial de nações e regiões em um mundo cada vez mais globalizado. Já o nome de Marcos Luiz dos Mares Guia presta homenagem “a um dos maiores cientistas mineiros de todos os tempos”, destaca Vilela. “O prêmio também sinaliza claramente a importância de os projetos buscarem novos conhecimentos em sintonia com as necessidades de solução de problemas da sociedade, como o fez Marcos Mares Guia”.

Professor da UFMG, Mares Guia se dedicou a estudos básicos de fisiologia, com vistas ao desenvolvimento de uma insulina brasileira, caso de sucesso que se materializou com montagem da fábrica da Biobrás, em Montes Claros (MG).

Desafio verde

Durante a solenidade também serão agraciados os vencedores das três categorias – escola, instituição e município – do prêmio Desafio Verde, criado pela Sectes com o objetivo de estimular a participação na edição 2012 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Como resultado desse estímulo, Minas Gerais ocupou o primeiro lugar no ranking de municípios e instituições que participaram e promoveram atividades no evento nacional, tendo triplicado o número de iniciativas com relação aos anos anteriores.

Os vencedores do Desafio Verde são: Escola Municipal Paulo Sinésio Belato, de Monsenhor Paulo, na categoria Escola Top PopCiência MG; Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – campus Ouro Preto, na categoria Instituição Top PopCiência MG; e a cidade de Teófilo Otoni, na categoria Município Top PopCiência MG.

Informações: Boletim Eletrônico da UFMG