"Barganhando sobrevivências - Os trabalhadores da expedição de Henrique de Carvalho à Lunda 1884-1888"

Versão para impressãoEnviar por email
Lançamento do livro da Professora Elaine Ribeiro

No dia 22 de maio de 2014, às 19 horas, nas dependências do Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuerra em São Paulo, será lançado o livro "Barganhando sobrevivências - Os trabalhadores da expedição de Henrique de Carvalho à Lunda 1884-1888" da Professora Elaine Ribeiro.

O livro contribui de forma inovadora para a investigação da história dos trabalhadores em Angola. Atenta à historicidade das políticas portuguesas de controle de mão de obra africana, sobretudo a partir da abolição do tráfico transatlântico de escravizados, a autora desloca o foco da análise dos debates políticos e legislativos e dos empreendimentos de recrutamento forçado para o cotidiano de alguns trabalhadores centro-africanos. Esse deslocamento acaba por revelar tensões, resistências e negociações numa complexa e longa história de dependência dos europeus em relação aos africanos, demonstrando ainda a impossibilidade de reduzir os sujeitos deste cenário aos binômios conquistador/ conquistado ou colonizador/ colonizado.

A dependência dos estrangeiros em relação ao trabalho dos carregadores, guias, caçadores e intérpretes africanos data dos tempos do tráfico e da escravização e remete a complexos mecanismos de poder que envolveram tanto a administração portuguesa quanto as próprias elites africanas. A expedição comandada pelo militar português Henrique Augusto Dias de Carvalho a Mussumba, centro politico de Lunda, entre os anos de 1884 e 1888, arregimentou e traiu diferentes grupos de trabalhadores africano. A pesquisa de Elaine busca alcançar a as histórias de vida desses homens, partindo do pressuposto de que ocuparam o papel fundamental e, enquanto tal e como podiam, iam “barganhando sobrevivências”.

A Professora Elaine Ribeiro da Silva dos Santos é bacharel e licenciada em História pela USP. Na mesma instituição, em 2010, titulou-se mestre em História Social. Atualmente é professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, atuando nas áreas de ensino e pesquisa de História da África. Doutora do Departamento de História da USP, investiga as caravanas do comércio de longa-distância da Africa centro-ocidental, século XIX.

 

Informações: Elaine Ribeiro - Professora do ICHL, UNIFAL-MG