UNIFAL-MG lança livro institucional

24 docentes se envolveram no desenvolvimento da obra

O auditório Prof. Dr. Leão de Faria foi palco na última quinta-feira, 08/03/2012, para o Lançamento do Livro Institucional “A identidade docente no ensino superior e a universidade brasileira” - Uma contribuição da Universidade Federal de Alfenas ao debate nacional.

Realizada pelo Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente – PRODOC, através da Equipe de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da universidade, a publicação reúne uma coletânea de artigos desenvolvidos por 24 professores de diferentes unidades e campi da UNIFAL-MG.

De acordo com Marcos Nery, da Equipe de Apoio Pedagógico à PROGRAD, a obra é resultado do Ciclo de Estudos e Debates, que foi coordenado pelo Prof. Celso Ferrarezi Junior do Curso de Letras. Nesse ciclo, foram debatidos temas como “Carreira Docente”, “Produção do Saber do Docente no Ensino Superior”, “As práticas de Ensino”, “Atuação dos Docentes com relação à Extensão”, “Atuação dos Docentes em relação à articulação Universidade X Comunidade”, “O Docente do Ensino Superior e as Condições de Trabalho”, que posteriormente, foram organizados pelo Prof. Celso Ferrarezi para compor as 233 páginas do livro.

“Ao promover a publicação, a proposta do PRODOC foi envolver os próprios professores na construção das atividades de desenvolvimento profissional e formação pedagógica”, ressaltou Marcos Nery.

Segundo Luciana Oliveira Ribeiro também integrante da Equipe de Apoio Pedagógico, os grupos temáticos passaram a se reunir a partir de uma Mesa Redonda promovida em maio de 2011 na UNIFAL-MG. Após esta etapa, os docentes que se envolveram na proposta da obra, dedicaram 2 meses de trabalho para a elaboração dos artigos, que na fase seguinte, foram disponibilizados para editoração.

Os exemplares do livro, que foram distribuídos aos autores, pró-reitorias e unidades acadêmicas, também podem ser encontrados nas bibliotecas da sede da universidade em Alfenas-MG e ainda dos campi em Poços de Caldas-MG e Varginha-MG.

Durante o evento de lançamento foi promovida também uma Mesa Redonda para o debate da questão de estrutura editorial e mídias eletrônicas.

A realização da publicação contou com o especial apoio da Reitoria e da Pró-Reitoria de Administração e Finanças.

por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social