Pesquisador da Universidade lança a obra "Cinema e o Mundo Antigo"

Versão para impressãoEnviar por email
Livro apresenta o cinema como fonte histórica

Em parceria com os professores da Unicamp, Pedro Paulo Funari e Raquel dos Santos Funari, o pesquisador do curso de História da UNIFAL-MG, Cláudio Umpierre Carlan, lança o livro “Cinema e o Mundo Antigo – Antiguidade através da Sétima Arte”.

De acordo com Prof. Carlan, a obra visa apresentar o cinema como uma fonte histórica - documento a ser analisado. “Nossos alunos, tanto da Pós-Graduação, quanto da Graduação, realizaram uma importante pesquisa, em conjunto com professores e pós-graduandos de outras instituições. Com isso, conseguimos realizar um trabalho único e original, certamente uma obra de referência”, comenta.

Os capítulos foram desenvolvidos por docentes, doutorandos e mestrandos de instituições brasileiras, recebendo a colaboração dos discentes do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica da UNIFAL-MG, André Luís Menari Pereira, Crosley Rodrigues Gomes e  Júlio César do Carmo de Sá; e também do graduando do curso de História da Instituição, Willian Silva.

Fazendo uma análise sobre a obra, a professora Raquel Funari pontua que o cinema está, na esteira de uma longa tradição humana de imaginar e de contar histórias. “Segundo alguns estudiosos, o que caracteriza a espécie humana, à diferença de outros animais e de outros hominídeos, é, justamente, a capacidade de imaginar para além da realidade imediata e presente. Para o ser humano, em qualquer época e circunstância, o hic et nunc o aqui e agora não é senão uma noção relacional entre o passado e o futuro, entre um lugar e outro. Em certo sentido, então, a humanidade está nesse viver um eterno movimento de abstração é sentir o presente não como algo em si, mas uma passagem entre imaginários. O cinema é, pois, a quintessência do humano", afirma.

Informações: Cláudio Umpierre Carlan, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG