Docente da UNIFAL-MG publica livro sobre a contribuição da elite brasileira para a saúde pública na época do Império

Obra assinada pelo Prof. Alisson Eugênio será lançada esta semana em São Paulo

O resultado de pesquisas realizadas pelo professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, Alisson Eugênio, se tornou livro e será lançado esta semana pela Editora EDUSC, com o apoio da FAPEMIG.

Intitulada “Arautos do progresso: ideário médico sobre saúde pública no Brasil na época do Império”, a obra é uma versão revisada e ampliada do trabalho acadêmico apresentado pelo docente no doutorado realizado na USP, e do pós-doutorado, concluído na UFMG.

A publicação retrata como a elite médica brasileira do século XIX contribuiu para fazer com que o Estado incluísse a saúde pública definitivamente na agenda de obrigações políticas. De acordo com o estudo do autor, a classe propôs um conjunto de reformas para melhorar as condições sanitárias da população, inspirada nos ideais de civilização, progresso e humanidade do Iluminismo.

Prof. Alisson, que responde pelas disciplinas de História Moderna e Metodologia Científica na instituição, lançará o livro até o final desta semana na livraria da editora, em São Paulo-SP, e em breve, a publicação também será lançada na Universidade Federal de Alfenas.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social