Mestrado Profissional em Administração Pública realiza primeira defesa

Versão para impressãoEnviar por email
Leiziane Ázara defendeu trabalho sobre eficiência dos municípios em relação a gastos

"Eficiência dos Municípios com Relação aos Gastos Públicos na Microrregião de Varginha" é o título do trabalho de conclusão final do Mestrado Profissional em Administração Pública (ProfiAP), que Leiziane Ázara defendeu no dia 29/06, no campus Varginha. 

Aprovado pela banca composta pelos professores João Estevão Barbosa Neto (orientador da pesquisa), Maria Aparecida Curi e Adriano Antonio Nuintin, como membro externo, o trabalho avalia o nível de eficiência do gasto público utilizando-se da análise de fronteira estocástica. Foram utilizadas como variáveis de análise: Indicadores de Desempenho Agregados (DSP’s) das áreas de Saúde, Saneamento, Educação e Cultura, Gasto Público em Saúde, Saneamento, Educação e Cultura e a proporção destes gastos com relação ao gasto total dos municípios, número de habitantes, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, taxa de urbanização, e gastos com pessoal.

Os resultados demonstraram que os gastos dos municípios não necessariamente estão sendo direcionados para obtenção dos melhores resultados, ou seja, não estão sendo aplicados de maneira eficiente.

De acordo com a autora do trabalho, espera-se que o estudo realizado possa representar um avanço teórico e prático no campo das finanças públicas de maneira a possibilitar o aperfeiçoamento na condução da aplicação dos recursos públicos por parte dos gestores municipais, permitindo que possam contribuir de maneira concreta para o desenvolvimento econômico e social da gestão pública local.

Prof. João Estêvão (orientador) com a mestra Leiziane Ázara e Profa. Aparecida Curi,  e o Prof. Adriano Nuintim, que participou on-line
 
Com informações e fotos: Hélio Lemes Costa Jr., coordenador do Mestrado Profissional em Administração Pública da UNIFAL-MG