Estão abertas as inscrições para minicursos e oficinas do Prodocência

Estão abertas as inscrições para os minicursos e oficinas do Prodocência sobre Gêneros Textuais, direcionado a licenciandos e professores da rede pública.

O Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência, vinculado à Capes/MEC, "visa contribuir para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, por meio de fomento a projetos institucionais, na perspectiva de valorizar a formação e reconhecer a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica".

Em 2011, os cursos de Letras e Pedagogia, apoiados pela Pró-Reitoria de Graduação, integraram o Programa por meio do qual se espera capacitar graduandos dos cursos de licenciaturas da Unifal-MG e professores da rede pública com a oferta de minicursos, oficinas, jornadas de estudo e pesquisa, seminários, etc.

No primeiro semestre,  foram oferecidos minicursos e oficinas abordando as seguintes temáticas: Alfabetização,  Avaliação, Inclusão, Novas Tecnologias e Cultura hispânica.

Dando continuidade às etapas do programa, em agosto, serão oferecidas 35 vagas para minicursos e oficinas sobre Gêneros Textuais, nos dias 08 e 09 de agosto, na Universidade Federal de Alfenas. O tema é bastante relevante para professores em formação inicial (licenciandos) e professores que já atuam na rede pública, visto que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o objeto de estudo da Língua Portuguesa deve ser o texto.

As oficinas e os minicursos são gratuitos, e as inscrições podem ser feitas até  as 24h, do dia 07 de agosto, no Blog do PET/Conexões de Saberes - Letras ( http://petletrasunifal.wordpress.com/inscricoes-prodocencia/ ), não sendo necessária a confirmação da inscrição.

As oficinas e minicursos serão ministrados pela doutoranda Beatriz Gaydecza (Unifal-MG, câmpus Varginha), uma das organizadoras do livro "Gêneros textuais: reflexões e ensino", da  Editora Nova Fronteira / Lucerna.