Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Mostra faz parte da série nacional Primavera dos Museus - "A Função Social dos Museus"
“Arte & Inclusão: da Oficina ao Museu” é o tema da mostra que está em exposição no Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG, organizada no âmbito da IV Primavera dos Museus da universidade e sexta em edição nacional, intitulada: "A Função Social dos Museus".
A exposição reúne trabalhos artísticos desenvolvidos por crianças durante oficinas promovidas nas instituições: Associação Beneficente Cáritas e Centro Vocacional Tecnológico Santa Luzia, da cidade de Alfenas, e Escola Estadual Fundamar, de Paraguaçu. “Nossa intenção é trazer para o espaço museológico, objetos feitos por aqueles que muitas das vezes são vistos visitando museus, mas não tem seus fazeres, suas artes – num conceito amplo do termo – expostas em um museu”, explica a museóloga Luciana Menezes de Carvalho.
Com o apoio da historiadora Gilmara Aparecida de Carvalho, membro da Curadoria do Museu, e de colaboradores e estagiários, a exposição foi inaugurada na última sexta-feira, 28/09/2012, contando com as presenças do reitor da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; da Profa. Maria de Fátima Sant’ Anna, pró-reitora de Extensão; de Vera Lúcia de Carvalho Rosa, pró-reitora de Administração e Finanças; de Vanja Myra Barroso Vieira da Silveira, representando a Pró-Reitoria de Graduação e outras autoridades, como o deputado estadual Pompilio Canavez e representantes das instituições expositoras.
Em sua fala de boas-vindas aos convidados, o Prof. Paulo Márcio agradeceu as presenças e mencionou o prédio histórico da UNIFAL-MG, que atualmente abriga o Museu e também as iniciativas das exposições que trazem a comunidade à universidade, destacando trabalhos de artistas de Alfenas e região. “Parabéns a todos os envolvidos nesse evento, que com certeza, integra não só conhecimento, mas também contribuição e interação da universidade com seu povo.”
Durante a abertura, as crianças expositoras apresentaram também um pouco do que é desenvolvido nos projetos das instituições, utilizando música, encenação e dança.
Em seguida, os convidados prestigiaram a exposição no Museu e a apresentação da dança do maracatu, realizada por crianças da Associação Beneficente Cáritas, na Praça Dr. Emílio da Silveira.
“Como a criança, que vive sua imaginação e é guiada pelas suas sensações, o Museu deve propiciar que seu público assim possa experimentar suas propostas. E este é nosso principal objetivo: estar a serviço da sociedade, sempre privilegiando os diferentes grupos que a compõem e recorrendo a propostas que privilegiem o (re)conhecimento e a emoção”, comenta Luciana.
A mostra está aberta para visitação a partir de hoje, 02/10, e irá até o dia 30/11/2012, das 13h às 17h (de 3ª a 6ª feira).
PRIMAVERA DOS MUSEUS
A Primavera dos Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, construída e proposta de forma articulada, que tem como característica o trabalho integrado e democrático entre as instituições museológicas brasileiras. O IBRAM está na 6ª edição desta série de eventos e, neste ano, com o tema “A Função Social dos Museus”, contará com mais de 2.400 eventos e 364 municípios. O tema desta edição homenageia os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972. A partir da assinatura da declaração, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade com importante papel nas diferentes comunidades.
"Pensar em museus muitas das vezes nos remete a espaços imutáveis, onde o tempo parece estagnado, parado, congelado. Mas, ao contrário, pensar museus na contemporaneidade implica em compreender a própria fruição do nosso tempo - é pensar na mobilidade, na transformação e, acima de tudo, na pulsão que move o mais íntimo de cada ser humano. A Mesa-Redonda de Santiago do Chile, ocorrida em 1972, defendia a ideia de que os museus devem se adequar e responder as demandas das próprias sociedades a que pertencem", afirma Luciana.
Mais informações: http://www.unifal-mg.edu.br/museumpunifal/?q=ivprimaveradosmuseus