Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Inserido no contexto "Um dedo de prosa", o evento promoveu um debate sobre a temática da EJA
A UNIFAL-MG promoveu na quinta-feira, 28/11/2013, no auditório Dr. João Leão de Faria, o I Seminário de Educação para Jovens e Adultos da Instituição.
Sob o tema “Memórias, sujeitos e trajetórias”, o encontro, inserido no contexto “Um dedo de prosa”, foi coordenado pela Profa. Cristiane Fernanda Xavier do Instituto de Ciências, Humanas e Letras – ICHL e desenvolvido pela turma do 8º Período do curso de Pedagogia da Universidade, reunindo alunos e professores do curso e também convidados das escolas municipais de Alfenas.
Durante a abertura, os participantes prestigiaram a apresentação do coral da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC de Alfenas e a peça intitulada “Ciça e sua consciência”, teatro adaptado do prefácio do livro “A Questão Política da Educação Popular”, de Carlos Rodrigues Brandão.
Conduzindo o encontro, a aluna Jéssica Faria Miguel destacou o objetivo do seminário: “A finalidade deste seminário é instituir um espaço-tempo no interior da Universidade para colocar em debate e reflexão as temáticas subjacentes à EJA, como campo pedagógico e como campo investigativo.”
Participaram da mesa de abertura: a coordenadora do evento, Profa. Cristiane Fernanda Xavier; o coordenador do curso de Pedagogia, Prof. André Luiz Sena Mariano e a representante da Secretaria Municipal de Educação de Alfenas e presidente da APAC de Alfenas, Sra. Ana Luísa Pereira Wagner.
Em meio a agradecimentos e cumprimentos pela iniciativa, o coordenador do curso, Prof. André Luiz, ressaltou a realização do seminário como um acontecimento fundamental e necessário. “Um evento como esse vem justamente corroborar a importância da área de educação de jovens e adultos”, disse.
A coordenadora fez questão de agradecer à presidente da APAC, Ana Luísa, pelo esforço de garantir a presença de alunos da educação de jovens e adultos da rede de educação básica de Alfenas no seminário; e também, às alunas do curso que atuaram na organização.
“’Um dedo de prosa’ em qualquer uma das edições que venha acontecer, inclusive nessa, não tem compromisso com a conversa desinteressada. A proposta desse evento nasce com a finalidade de atender a um novo sentido. Em um primeiro plano de ser um momento de conversa desobrigada de formalidades que possam dificultar a expressão das pessoas, e em torno desse plano, ser uma atividade na qual o problema da educação de pessoas jovens e adultas assuma uma posição privilegiada de observação, de reflexão e de verdade sobre o social, o cultural, o político e o pedagogo”, explicou Profa. Cristiane.
A representante da Secretaria Municipal de Educação de Alfenas, Sra. Ana Luísa, agradeceu a oportunidade de participar do encontro e apresentou a realidade da educação na APAC, enfatizando como os condenados são excluídos e como se sentem acolhidos na Associação.
O evento foi marcado por palestras dos professores Marcelo Hornos Steffens e Geovânia Lúcia dos Santos da UNIFAL-MG, que falaram sobre os temas “Políticas públicas de EJA: memórias do SEJA/POA” e “Sujeitos da EJA, sujeitos da vida: entre percursos e percalços a escolarização tardia se faz”, respectivamente.
A coordenação também convidou uma professora e uma aluna das escolas municipais de Alfenas para participar do momento “Relatos de Experiência”. A Profa. Darlene Santos Figueiredo da Escola Municipal E. F. Antônio Joaquim Vieira – Polivalente, falou sobre “A docência no EJA: práticas e desafios”, e a aluna Lígia Maria Fernandes Rodrigues da Escola Municipal Dr. João Januário de Magalhães – CAIC compartilhou experiência sobre “Ser aluno da EJA: interesses e necessidades”.
O I Seminário de Educação de Jovens e Adultos também reuniu em exposição no hall do auditório, trabalhos de alunos das escolas de Alfenas, como pinturas, desenhos, redações, poesias e artefatos.
Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG