“Escrevendo a Prática Pedagógica: vivências pibidianas na formação docente”

Versão para impressãoEnviar por email
De 11 a 13/12, a UNIFAL-MG promoveu o III Seminário Interno do PIBID

Com o objetivo de dar visibilidade e pôr em discussão as ações realizadas na formação inicial docente com base na parceria entre universidade e escola pública, a UNIFAL-MG promoveu entre os dias 11 e 13/12/2013, o III Seminário Interno do PIBID, com o tema “Escrevendo a Prática Pedagógica: vivências pibidianas na formação docente.”

No dia 11/12, bolsistas, coordenadores e representantes das escolas parceiras participaram da Mostra de Práticas Pedagógicas do programa. A abertura oficial aconteceu na quinta-feira, 12/12, oportunidade em que a coordenadora institucional, Profa. Geovania Lucia dos Santos, comentou sobre o objetivo do evento, destacando que a proposta não se restringe a fazer um balanço das atividades promovidas desde 2010, mas também uma projeção sobre o que os grupos farão a partir de 2014. “Com um pé no presente e outro no futuro”, resumiu.

O reitor da Universidade, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, e a pró-reitora de Graduação, Profa. Lana Ermelinda da Silva dos Santos, participaram da mesa de abertura, momento em que destacaram a importância do programa para a Instituição e para o município.

Agradecendo aos bolsistas e as coordenadoras de gestão, Profa. Cláudia Gomes e Sandra de Castro Azevedo, Profa. Geovania ressaltou o apoio institucional recebido pelo programa e a proposta da coordenação de consolidar as ações realizadas.

A conferência de abertura foi ministrada pelo convidado Eduardo Terrazzan, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que falou sobre o PIBID no âmbito da interação universidade-escola. O professor atua como coordenador responsável pelo Núcleo de Estudos em Educação, Ciência e Cultura da UFSM.

As demais atividades do Seminário envolveram: mesa-redonda com os coordenadores de área sobre as Contribuições do PIBID para o aprendizado da prática educativa escolar; apresentação do Projeto institucional a partir das diretrizes para 2014; Encontro por área para apresentação e discussão do subprojeto de 2014 com orientação para sistematização da produção do grupo e Fórum de Supervisores do PIBID/UNIFAL-MG.

PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pela CAPES em 2007, com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições públicas de educação superior.

Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior. Assim como a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.

No projeto institucional aprovado pela CAPES, a coordenação do programa da UNIFAL-MG inseriu a realização de Seminários Internos das Atividades Desenvolvidas, com a participação de todos os licenciandos envolvidos no projeto, professores das escolas parceiras, demais professores e acadêmicos dos diferentes cursos de licenciatura.

O projeto se propõe a atender um total de 6536 estudantes da Educação Básica, a partir de 09 subprojetos das diferentes áreas para o Ensino Fundamental e Médio, sendo 609 dos anos iniciais do Ensino Fundamental, 2.800 dos anos finais do Ensino Fundamental e 3.127 alunos do Ensino Médio, distribuídos em 07 escolas públicas de Alfenas.

Mais informações: www.unifal-mg.edu.br/pibid/

Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG 

Mais fotos

Tags: