Mesa-redonda redonda debate a captação de recursos para projetos submetidos a editais

Dentro do Plano Trienal de Desenvolvimento Profissional e Formação Docente - projeto institucional desenvolvido pela Pró-reitora de Graduação, aconteceu na quinta feria, 24, na Unifal - MG, uma mesa-redonda aberta a toda a comunidade acadêmica.

A mesa foi considerada a ação inaugural deste plano que por sua vez, tem como primeira dimensão a organização e a gestão da estrutura acadêmica e administrativa da Unifal-MG, e que é destinado a docentes.

O tema da mesa-redonda foi 'A elaboração e submissão de projetos em atendimento a editais na perspectiva do ensino, da pesquisa e da extensão'.

Compuseram a mesa: Rosângela Rodrigues Borges do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Prof. Alexandre Giust Paiva do Instituto de Ciências Biomédicas, Prof. Luciana Azevedo da Faculdade de Nutrição e Maria Regina Fernandes da Silva, Pró-Reitora Adjunta de Extensão.

Maria Regina Fernandes da Silva abriu o evento falando do 'PROEXT – MEC no contexto da Unifal-MG' (www.unifal-mg.edu.br/extensao/) . Regina deu orientações sobre este edital que acaba de ser aberto e que é considerado por ela como “o instrumento mais importante de apoio à extensão”.

Rosângela Rodrigues Borges falou sobre o seguinte tema: 'Editais e projetos nas dimensões ensino, pesquisa e extensão: o que nos convém?'. Ela destaca que é preciso que os docentes conheçam os caminhos para a captação de recursos. “A captação de recursos para o desenvolvimento de trabalhos projeta não somente o nome da instituição como também a região em que ela está inserida. É preciso dar visibilidade para a instituição”, acredita Rosângela Borges.

O Professor Alexandre Giust Paiva falou sobre a 'Avaliação de projeto de pesquisa por agências de fomento' e a Prof. Luciana Azevedo sobre 'As experiências do grupo de trabalho com projetos de extensão em interface com a pesquisa'.

O próximo passo deste plano, será a realização de uma oficina semi - presencial, de 28 de março a 08 de abril, com a Prof. Rosângela Rodrigues Borges cujo tema será 'Captação, gestão e otimização de recursos em projetos submetidos a editais'.

Tags: