Núcleo de Estudos Multidisciplinar: Religião e Espiritualidade

"A falsa ciência cria o ateu, a verdadeira faz o homem prostar-se diante de Deus" (Voltarie)

Para marcar a fundação do NEMRES - Núcleo de Estudos Multidisciplinar: Religião e Espiritualidade e também o início das atividades do semestre letivo da Unifal – MG foram realizadas celebrações religiosas, missa e culto, nos dias 16 e 17 de março no auditório Dr. João Leão de Faria (PCA).
A Missa em Ação de Graças, celebrada no dia 16,  foi presidida pelo Pe. Antônio Borges Mesquita.
O Culto em Ação de Graças, realizado no dia 17, teve a participação das Igrejas Adventista do 7º Dia, Presbiteriana do Brasil, Presbiteriana Independente, Batista e Comunidade Cristã Internacional Atos 29.
Acadêmicos, professores, técnicos administrativos e membros da comunidade externa  prestigiaram as celebrações.
Na oportunidade, o professor Dênis da Silva Moreira da Faculdade de Enfermagem, membro da Igreja Adventista do 7º  Dia e um dos coordenadores do NEMRES fez uma explanação sobre a criação deste núcleo, seus objetivos e atribuições. Segundo ele, as atividades serão desenvolvidas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão “e poderão contribuir amplamente para a formação acadêmica, para a produção de conhecimento e  ainda para a efetivação do papel e da importância da espiritualidade no desenvolvimento integral do ser humano”.
O Pe. Antônio Borges Mesquita e o professor de Geografia Paulo Henrique de Souza, membro da Igreja Adventista do 7º  Dia, ministraram mensagens inspiradoras e motivadoras para que a comunidade universitária da UNIFAL-MG possa alcançar as metas traçadas para o ano de 2011 e ainda fomentar os valores primordiais: da liberdade de consciência, do pensamento e da ação, sensibilizando e testemunhando a respeito das questões relacionadas à religião e espiritualidade.

Renato Dias Dandréa, farmacêutico formado pela Unifal-MG e que também faz parte do Nemres, destaca que a existência deste núcleo dentro da universidade é a prova de que é possível o exercício do ecumenismo.  “A busca da espiritualidade melhora as relações interpessoais, possibilita ao praticante mais disciplina e autocontrole, ou seja, ajuda na formação humana como um todo”, reforça o farmacêutico
As reuniões do NEMRES acontecem todas as últimas sextas-feiras de cada mês, às 13h30min no prédio da Escola de Enfermagem, na sala R110.

Tags: