Questão de animais abandonados é debatida com prefeito de Alfenas

Comissão receberá 30 mil reais para enfrentamento da situação dos animais

A situação dos cães abandonados nas ruas, e presentes também no campus da Unifal, esteve em pauta na reunião desta quarta-feira, dia 16, com a participação do reitor, Paulo Márcio de Faria, vice-reitor, Edmêr Silvestre, do prefeito de Alfenas Luiz Antônio da Silva, pró-reitora de Administração e Finanças, Vera Lúcia de Carvalho Rosa, professores e técnicos da UNIFAL-MG, dos discentes Meline Teles, Emilli Bicudo, Thamíres Munhoz, Derick Felipe, integrantes do Gupa (Grupo Universitário Protetores dos Animais), além da veterinária Hipólita.
Durante a reunião foram discutidas propostas de ação conjunta para a solução deste problema. O vice-reitor relatou que a questão deve ser analisada e tão logo solucionada. “Estamos empenhados em conseguir uma solução para este problema, uma vez que este é um assunto sério, pois está ligado diretamente às questões de saúde pública, não só da universidade, mas da cidade como um todo.”
A veterinária Hipólita lembrou também a questão humanitária por trás desta iniciativa, que pretende evitar o sacrifício de animais por parte de serviços municipais, dando-lhes um tratamento mais digno, embasado em leis federais que hoje os protegem.
O convite ao prefeito, e o tratamento da questão como problema de saúde pública, rendeu frutos imediatos. O ponto de amparo legal já existe de uma lei municipal, datada de 2000, portanto, sendo necessário apenas colocar o que está explicitado na lei em prática. Luiz disponibilizou três membros de sua equipe administrativa (Roger Fávaro, Amanda Campos e Tani Rose Ribeiro), juntamente com a equipe da UNIFAL-MG, com a finalidade de apresentar soluções para o problema. “A prefeitura vai disponibilizar de imediato uma verba de 30 mil reais para o uso da comissão nas questões que julguem ser de prioridade”, completou o prefeito.
A instituição em contrapartida auxiliará a prefeitura na prevenção e combate a dengue, limpeza de terrenos baldios e outras atividades que possam economizar recursos orçamentários, para aplicação em melhorias do canil municipal, compra de materiais de esterilização, alimentação, sua estada no canil para a adoção, vacinação, além da conscientização da população para a adoção dos animais.

Histórico do Gupa

A iniciativa surgiu dentro da UNIFAL-MG e foi tomada pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, que montaram o Grupo Universitário de Proteção aos Animais (GUPA), fundado em outubro de 2009,  com a finalidade de se ocupar com o bem estar dos animais.  A iniciativa tem como objetivo cuidar dos cachorros que circulam dentro da universidade, dando cuidados necessários e, principalmente, tentando encontrar pessoas interessadas em adotar os cachorros.
Os envolvidos no projeto mostram que os resultados tem sido satisfatórios, sendo que, já foram realizadas mais de 20 castrações e na feira de adoção realizada pelos membros sete animais encontraram um novo lar.
As vacinas e os materiais necessários para a realização da castração dos animais são conseguidos através de doações e de professores apoiadores do projeto. Outra vertente de capitação de recursos são as festas organizadas pelos universitários, que angariam fundos para a compra dos materiais. Os animais também são vacinados contra doenças comuns como a raiva, por exemplo.

Tags: