Presidente da Capes continua no cargo

Em nota publicada no dia 10 de janeiro, a Assessoria de Imprensa da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior informou que, a pedido do ministro da educação Fernando Haddad, o acadêmico Jorge Almeida Guimarães continuará a presidir a Capes .
De acordo com a assessoria, a diretoria que trabalhou com ele vai permanecer nesta nova fase, que segundo o próprio  Guimarães, “será muito mais focada na educação básica, para a formação inicial e continuada de professores”.
Há pouco mais de dois anos atuando na educação básica, a Capes retoma alguns projetos que estão entre as prioridades. Guimarães citou o curso de inglês on line, que a Capes está negociando para disponibilizar aos alunos das escolas públicas. A Enciclopédia Britânica Infantil foi outro projeto que avançou, mas não pôde ser concluído, assim como a criação de um outro portal de periódicos, para jovens e crianças de todo o país.
A ideia de Guimarães é fazer com a educação básica o que foi feito com a pós-graduação, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. "Vamos partir do novo Plano Nacional de Educação e desdobrá-lo em ações da Capes para esse próximo período", declarou o presidente. Já na pós-graduação, Guimarães acrscentou que as ações serão ditadas pelas metas estabelecidas no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020, "já concluído e aprovado pelo Conselho Superior da  Capes e em fase de editoração final."
(Elisa Oswaldo-Cruz para as Notícias da ABC)

Tags: