Reitor da Unifal-MG participa de audiência pública, em apoio ao projeto do consórcio das universidades, no Parlamento Mineiro

Ontem, dia 13, o reitor da Unifal-MG, Paulo Márcio participou, juntamente com os outros reitores que formam o projeto do consórcio das Universidades Federais do Sul e Sudeste de Minas Gerais, do debate promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, que teve como finalidade expor e debater o Plano de Desenvolvimento Institucional do Consórcio - PDIC/2010, que institui o Consórcio.

O Presidente da Assembleia, Deputado Alberto Pinto Coelho , e o Presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática, Deputado Ruy Muniz, manifestaram seus agradecimentos  pela importante contribuição e participação de Paulo Márcio nos debates.

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembleia Legislativa de Minas Gerais  em apoio a formação do consórcio vai enviar ofício ao ministro da Educação, Fernando Haddad, contendo essa manifestação.

O reitor da Universidade Federal de Viçosa, Luiz Cláudio Costa, fez questão de salientar que o consórcio não interferirá na autonomia e especificidades das instituições, ao contrário,  afirma que a ideia do consórcio universitário é inovadora e inédita  tanto no Brasil como no mundo, e que vai beneficiar toda a comunidade universitária da região, a começar pelos alunos, que dentre outras vantagens, poderão por exemplo, prestar um único concurso vestibular, pagando uma só taxa e concorrendo amplamente às vagas das sete instituições.

Além disso, ao longo do curso de graduação, terão à disposição também o recurso da mobilidade, isto é, poderão cursar diferentes disciplinas em mais de uma instituição. O consórcio também traz vantagens administrativas e orçamentárias, já que permitirá que as instituições associadas adquiram bens em comum e invistam de forma unitária em laboratórios, atividades de pesquisa e culturais.

A principal vantagem, porém, está relacionada às ações estratégicas de desenvolvimento para o Estado e o País, principalmente na área de pesquisa de ponta, como de energias renováveis e nanotecnologia.

Três universidades já fizeram a pré-adesão ao projeto do consórcio, as instituições de Lavras, Itajubá e Viçosa. Essa implantação  será feita em três etapas:
1.) pré-proposta - já encaminhada e aprovada pelo MEC;
2.) fase de discussão nos Conselhos Superiores das Universidades, que poderão agregar sugestões - fase vigente;
3.) fase final, de formatação dos aspectos jurídicos, administrativos e financeiros;

Participaram da audiência pública: Deputados Ruy Muniz (DEM), presidente, Adelmo Carneiro Leão (PT), Carlin Moura (PCdoB), Carlos Gomes (PT), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Gláucia Brandão (PPS). Convidados: Antônio Nazareno Guimarães Mendes, reitor da Universidade Federal de Lavras; Henrique Duque de Miranda Chaves Filho, reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora; Luiz Cláudio Costa, reitor da Universidade Federal de Viçosa, Paulo Márcio de Faria e Silva, reitor da Universidade Federal de Alfenas; Paulo Shigueme Ide, Vice-Reitor da Universidade Federal de Itajubá.

Márcia Carvalhaes

* com informações e foto da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Tags: