UnATI/UNIFAL-MG completa 10 anos

Versão para impressãoEnviar por email

A Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) completa 10 anos de sucesso em sua trajetória empreendedora e inclusiva no tratamento aos idosos. Hoje ela se caracteriza como um dos principais projetos de extensão que a universidade realiza.

De acordo com os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil apresenta queda combinada das taxas de fecundidade e mortalidade, e isso ocasiona uma mudança na estrutura etária, com a diminuição relativa da população mais jovens e o aumento proporcional dos idosos. Em 1980, a população brasileira dividia-se, igualmente, entre os que tinham acima ou abaixo de 20,2 anos. Em 2050, essa idade mediana será de exatos 40 anos. O IBGE mostra que no ano de 2000, 30% dos brasileiros tinha de zero a 14 anos, e os maiores de 65 representavam 5% da população. Em 2050, esses dois grupos etários se igualarão: cada um deles representará 18% da população brasileira. Tais números revelam a importância cada vez maior das políticas públicas relativas à terceira idade, diante do crescente número de indivíduos nessa faixa etária. O número estimado de idosos em 2050 poderá ser de mais de 13 milhões. Nesse contexto surge a UnATI que oferece um diferencial para os seus participantes promovendo bem-estar, o que garante uma melhor qualidade de vida da população da terceira idade, além de oferecer orientação e serviços de saúde específicos,além de oportunidades de lazer.

Na UNIFAL-MG desde 99, o programa já atendeu pessoas dos mais diversos municípios do Sul de Minas. O projeto comprova sua capacidade de desenvolvimento na área do envelhecimento humano, e a universidade é ciente de que ainda tem muito a oferecer aos idosos e a comunidade científica. A UNIFAL-MG se mostra mais uma vez, preocupada com as questões sociais e se mantém definitivamente no foco do ensino, pesquisa e extensão, contribuindo, não somente na produção de conhecimento e inovações tecnológicas, formação qualificada de recursos humanos, difusão de informações, mas principalmente, propiciando aos acadêmicos e comunidade uma inserção contemporânea e cidadã na sociedade atual com um olhar voltado para o âmbito social.

É essencial que esta experiência se multiplique. Como órgão de uma universidade pública, a UnATI/UNIFAL-MG, que completa 10 anos, está pronta para avançar este processo, gerando conhecimento e treinando recursos humanos para estender os benefícios destas práticas ao maior número possível de cidadãos da terceira idade.

Comemorações
Foi realizada dia 10 uma palestra de encerramento na sala R 106, prédio da Enfermagem, em comemoração ao aniversário de 10 anos do programa. Estavam presentes o reitor e vice-reitor da instituição, Paulo Márcio de Faria e Edmer Silvestre, respectivamente, além de várias pessoas importantes na fundação do projeto, que foram premiadas com troféus pela grande colaboração no processo.

Em suas palavras o reitor salientou que a UnATI é um dos programas de extensão mais importantes da universidade, pois coloca diretamente em contato a experiência do idoso e a competência de ensino da instituição. “Por vezes o entusiasmo dos alunos da UnATI supera o de um aluno comum e isso, é um estímulo para que esse programa anseie mais 10, 20 anos.”

Eustáquio de Miranda, residente em Alfenas há 8 anos, participa do projeto e diz que é uma das melhores coisas para a terceira idade que existe em Alfenas. “Eu faço yoga, Tai Chi Chuan, dança e diversas outras atividades, mas o mais importante é com certeza a convivência com pessoas maravilhosas, abrindo nosso leque e mostrando que ainda é tempo de aprender e conhecer pessoas novas. É maravilhosa a possibilidade que a UNIFAL-MG nos abre em participar desse projeto.”

A palestra, parecia mais um teatro, visto tamanho talento de Jamiro da Silva Wanderley e sua mulher, contadora de história, Sueli Lopes. Jamiro conta situações do cotidiano através de mágicas, vídeos, imagens e mensagem de estímulo para os espectadores. Sueli conta a história da vida da mulher e deixa como mensagem, “A arte de viver é para o momento, e não adianta ficar esperando o mundo girar, pois tempo é curto, por isso viva o agora”, reflete.

Posteriormente houve a apresentação do coral da UnATI que cantou músicas de Noel Rosa, além da natalinas. O coquetel foi uma momento descontraído de lembranças e histórias que os alunos puderam confraternizar no hall do prédio “V”.

A noite ainda seria pequena para tamanha grandiosidade do projeto de extensão. O Rotary Clube de Alfenas criou para o Prêmio Rotary à Extensão Universitária, que premiam projetos que visem a melhoria da comunidade atendendo o objetivo geral do Rotary que é estimular e fomentar o ideal de servir. Como não poderia ser diferente A UnATI foi um dos agraciados com o prêmio, fechando com chave de ouro as festividades de 10 anos.

Foi comemorado no mês de maio 10 anos da Unati (Universidade Aberta à Terceira Idade). Desde sua criação no ano de 1999, o objetivo principal é de integralização do idoso e resgate de seu valor social garantindo melhora na qualidade de vida dessa faixa etária da população.

Sobre o programa

Nas últimas décadas o Brasil tem tipo uma melhora considerável da expectativa de vida, entre elas a melhora das condições sociais, da medicina que vem conquistando sucessos a cada dia e com isso temos o envelhecimento da população. Mas o Brasil está preparado para o envelhecimento de sua população?
Tentando responder a esta pergunta e já confiando no valor social do idoso a UNIFAL-MG criou a UnATI que é sucesso absoluto desde sua criação. Contando com aproximadamente 280 estudantes semestralmente, o programa integraliza esse cidadão e o faz compreender que sua ação na sociedade é de suma importância visto seu conhecimento durante o tempo vivido.

A UNIFAL-MG dispõe de 30 cursos para estes alunos já passado dos 50 anos de idade. Além disso, eles recebem serviços de saúde e também realizam viagens pelo país, através dos programas do governo federal de incentivo para conhecer melhor o Brasil através das viagens.
Para os interessados em participar do programa Unati, devem ficar atentos para as matrículas que são abertas durante todo o ano, na Pró-Reitoria de Extensão, com períodos especiais de matrícula nos inícios de cada semestre, para formação de novas turmas. Para se matricular, basta apresentar comprovante de depósito da taxa de matrícula e um quilograma de alimento não-perecível.  Não há cobrança de mensalidades e a matrícula dá direito à participação em até quatro cursos do programa.

Galeria

Tags: