UNIFAL-MG junto com a comunidade no projeto de formação continuada de professores

Aconteceu hoje (02) na UNIFAL-MG a abertura oficial do Projeto Institucional de Formação Continuada – Rede Nacional de Formação Continuada, com a presença do vice-reitor da UNIFAL-MG, Edmêr Silvestre, da pró-reitora de Extensão e supervisora do projeto, Maria de Fátima Sant’Anna, da coordenadora geral do projeto institucional, Rosângela Borges e do coordenador adjunto, Ítalo León e da secretária municipal de educação e cultura de Alfenas, Aliene de Carvalho.

O projeto, segundo sua coordenadora geral, trata de refletir sobre a prática e o papel socializador que a escola, e principalmente o professor, exerce na vida das crianças. Nesse intuito, o professor avançando em sua formação, confronta, interpreta e avalia sua mediação na relação com a aprendizagem, contando com a parceria e direcionamento da universidade, deixando claro o papel do Ministério da Educação de melhoria da qualidade do ensino básico, mostrando a educação como viés para o progresso do país.

O professor cresce como um todo, numa conquista progressiva de autonomia e de descoberta de potencialidades, buscando linhas antes inexploradas como de um mestrado ou doutorado por exemplo, afirma Rosângela.

O processo contará com 34 cursos propostos, que serão realizados em 31 diferentes muniípios do Sul de Minas. Na primeira fase serão atendidos 19 municípios com a oferta de 1015 vagas para professores da educação básica. Os cursos, na modalidade semipresencial (42 horas presenciais e 18 horas à distância), serão ministrados nas cidades onde residem os professores participantes, com os materiais distribuídos gratuitamente.

O objetivo geral é implantar a ideia de formação em rede, através de fórum de discussão através da internet e da multiplicação do conhecimento entre os participantes dos cursos para dispersá-los através de seus colegas, criando assim agentes multiplicadores do conhecimento.

Sabendo que o conhecimento é um instrumento mutável e inacabado, envolto nas concepções dialéticas de homem, de mundo e de realidade social e que ser escola é um processo de constante aperfeiçoamento, torna-se imprescindível que o professor estude e se atualize, buscando aprimorar seus conhecimentos e práticas educativas. A UNIFAL-MG inserida nesse projeto busca colaborar com a comunidade construindo em sua própria prática a coletividade entre professores, colegas, alunos, comunidade e todos envolvidos no processo de construção da informação.

Tags: