Centro de Farmacovigilância da UNIFAL-MG recebe premiação no Encontro Internacional de Farmacovigilância das Américas

Versão para impressãoEnviar por email

Esta foi a primeira vez que o evento aconteceu no Brasil

Entre os dias 08 e 10/11/2012, o Centro de Farmacovigilância da UNIFAL-MG (CEFAL) participou do IX Encontro Internacional de Farmacovigilância das Américas em Brasília, apresentando trabalhos desenvolvidos pelo programa da instituição.

Na oportunidade, o trabalho "Estudo farmacoepidemiológico dos usuários de diazepam do sistema único de saúde de Alfenas-MG" recebeu a premiação de 3º lugar.

Segundo o professor de Atenção Farmacêutica e Gestão Farmacêutica da UNIFAL-MG, Ricardo Radighieri Rascado, nos últimos oito anos, o Encontro tem sido organizado e sediado na Colômbia, e esta foi a primeira vez que ocorreu no Brasil, sob a responsabilidade da ANVISA. O evento recebe o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) e tem por objetivo colaborar para a formação de um ambiente capaz de fortalecer o trabalho de farmacovigilância, em uma perspectiva de colaboração regional e global. "O evento foi extremamente importante por trazer as novidades em farmacovigilância para o CEFAL, além de possibilitar contatos com a ANVISA no sentido de futuramente estabelecermos mais parcerias entre a UNIFAL-MG e a Agência", disse o professor.

O Centro de Farmacovigilância da UNIFAL-MG

O CEFAL é um programa de extensão que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da universidade. Desde 2009, o Centro desenvolve vários projetos, inclusive o denominado EDUCEFAL, que foi premiado na Mostra de Extensão da UNIFAL-MG no ano de 2011, com a publicação de um artigo "Promoção da saúde: orientação para alunos do ensino fundamental". Este artigo será publicado na Revista Conexão - v. 8, n° 2, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, prevista para ser lançada no dia 20/11. O veículo publicará 15 artigos: versão impressa (ISSN 1808-6578 ) e on-line (ISSN 2238-7315 ).

Informações: Ricardo Radighieri Rascado e Luciene Alves Moreira Marques, docentes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG

Tags: