Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UNIFAL-MG

Versão para impressãoEnviar por email

Atividades promovidas pela instituição fazem parte da ação proposta pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação

A Universidade Federal de Alfenas abre hoje a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT, com atividades como oficinas de experimentos químicos, visitas de alunos do ensino fundamental e médio aos laboratórios da universidade, ações de mobilização e conscientização da comunidade universitária para implantação do Projeto Campus Verde, além de apresentações culturais no auditório Dr. João Leão de Faria.

O Campus Avançado de Poços de Caldas também promoverá eventos durante esta semana, em diversos locais, como: Shopping Poços de Caldas, campus, Espaço Cultural da URCA, praças públicas e escolas de ensino fundamental.

Na programação, fazem parte os experimentos interativos envolvendo Física, Química, Biologia e Matemática; divulgação da Astronomia e a capacitação docente e discente em assuntos relacionados à área com exposições “Paisagens Cósmicas” e “Universo em Evolução”; palestras de divulgação científica e tecnológica; jogos de educação ambiental e apresentação da peça teatral “Uma Breve Viagem na História da Ciência” do projeto de extensão Ciência no Palco.

Para saber mais informações sobre a Semana, acesse: http://www.unifal-mg.edu.br/extensao/?q=snct_2012_principal

 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma ação promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, que ocorre desde 2004, com a finalidade de mobilizar a população, em especial crianças e jovens em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T). Sob a responsabilidade do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para inclusão social o objetivo da SNCT é despertar a criatividade, a atitude científica e a inovação. Por meio de atividades variadas possibilita ainda que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnologias e suas aplicações.

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2012 como o ano Internacional da Energia Sustentável para todos. O intuito é de estimular todos os países a realizarem atividades com o objetivo de aumentar a consciência coletiva sobre a importância deste tema, por meio de ações a nível local, regional e internacional. Neste sentido a SNCT de 2012, planejada para ocorrer entre 15 e 21 de outubro, tem como tema principal “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Estão sendo promovidas e estimuladas em todo o país atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados a este tema. A proposta é que sejam debatidas as estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável contribua para a erradicação da pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país. A escolha do lema da SNCT se deve ao tema da Conferência Rio +20, evento organizado pela ONU, que ocorreu no Brasil em junho de 2012.

Assim, o objetivo da SNCT em 2012 é que se debatam nas escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social. Quais são os fatores essenciais para o enfretamento destes desafios, tendo em vista os limites naturais do planeta e a necessidade de estruturas sociais e econômicas renovadas. A educação é sem dúvida ferramenta indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada rumo aos objetivos propostos ONU e pela SNCT.

Outras informações pelo site: semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/5391.html
 

Tags: