Curso de Matemática da UNIFAL-MG alcança nota máxima no ENADE

Versão para impressãoEnviar por email

O exame avalia o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências

O curso de Matemática – Licenciatura da UNIFAL-MG, em sua segunda avaliação externa aplicada no ano de 2011, por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), obteve conceito máximo: 5.

Além da Matemática, também outros 9 cursos da instituição foram avaliados, conforme notícia divulgada recentemente (clique aqui para acessar).

A avaliação tem por objetivo, aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Os resultados são utilizados em atividades de regulação do Ensino Superior pelo MEC, como a elaboração de conceitos e indicadores de qualidade de instituições de ensino e de seus respectivos cursos.

O Curso de Matemática na UNIFAL-MG

Com ingresso anual e oferta de 40 vagas, o curso foi iniciado no segundo semestre de 2006, no período noturno, sob a coordenação do Prof. Luiz Alberto Beijo. A partir de 2009, a fim de se ajustar as demandas da sociedade, os ingressos se deram nos primeiros semestres.

O processo de reconhecimento, através da Comissão de Avaliação do MEC, ocorreu em 2011, período em que era coordenado pela Profa. Rejane Siqueira Julio. Nessa avaliação, o curso recebeu conceito final 04 (quatro), em uma escala de 01 a 05, devido à média das pontuações obtidas nos itens: organização didática pedagógica (obtenção de nota 04), corpo docente (obtenção de nota 05) e instalações físicas (obtenção de nota 04).

Como ciência, a Matemática desempenha um papel de alta relevância em nossa sociedade e, além disso, suas aplicações têm se expandido nas décadas mais recentes, e ao longo da história, devido ao intercâmbio com outras áreas do conhecimento. Por estes motivos, esta é uma área importante para a formação inicial das pessoas e, por isso, torna-se importante uma boa formação de professores de Matemática através de cursos de Licenciatura.

De acordo com o coordenador do curso na universidade, Prof. José Claudinei Ferreira, a Matemática tem como campo principal de atuação, a docência na segunda fase do Ensino Fundamental e em todo o Ensino Médio, procurando levar em consideração a ideia de que o licenciado, pela UNIFAL-MG, domine o conhecimento matemático, seja crítico, inovador e capaz de trabalhar de forma integrada com os professores de sua área e de outras áreas, consciente pela busca por uma educação permanente, associada a uma formação pedagógica voltada ao trabalho do professor na diversidade social e no contexto da realidade. Além disso, pela importância e aplicabilidade da Matemática em outras áreas do conhecimento e na própria Matemática, o curso busca oferecer ainda ao licenciado, condições de se aperfeiçoar para ocupar outras posições no mercado de trabalho, como por exemplo, na docência em Ensino Superior, na pesquisa e na pós-graduação.

“Tendo em vista as avaliações, gostaria de parabenizar a todos os docentes e funcionários da UNIFAL-MG envolvidos com o curso, e principalmente aos alunos da Matemática - Licenciatura”, ressaltou o coordenador.

Informações: José Claudinei Ferreira, coordenador do curso de Matemática - Licenciatura da UNIFAL-MG