Primeiros egressos do Programa Ciência sem Fronteiras da UNIFAL-MG compartilham experiências vividas no exterior

Versão para impressãoEnviar por email

Evento foi promovido pela Assessoria de Relações Interinstitucionais na sexta-feira, 01/02/2013

Primeiros egressos do Programa Ciência sem Fronteiras da UNIFAL-MG
com o assessor de Relações Interinstitucionais, Prof. Masaharu Ikegaki

A Assessoria de Relações Interinstitucionais da UNIFAL-MG promoveu na última sexta-feira, 01/02/2013, na Instituição, uma Mesa-Redonda com os primeiros egressos do Programa Ciência sem Fronteiras, modalidade Graduação Sanduíche.

Durante a abertura, Prof. Masaharu Ikegaki, assessor de Relações Interinstitucionais, apresentou o objetivo do evento de promover uma oportunidade para que os alunos, participantes do Programa Ciência sem Fronteiras, pudessem compartilhar as experiências vividas no exterior.

O assessor também detalhou sobre as chamadas públicas do programa, desde que surgiu em 2011, e todo histórico da Universidade no mesmo.

A Mesa-Redonda contou com a participação dos estudantes: Amanda de Carvalho Bernardi e Jéssica Emi Takarada, do curso de Biotecnologia; Carlos Roberto Heker Junior, do curso de Bacharelado em Geografia e Letícia do Carmo Bastos, do curso de Farmácia.

Comentando sobre a rotina de estudos em países como  Estados Unidos, Inglaterra e Portugal, os alunos aproveitaram para falar também das instalações de cada campus, clima das cidades, comportamento das pessoas do lugar, colegas com quem dividiram a experiência, entre outras informações, ilustradas com fotos.

Carlos Roberto, estudante do curso de Geografia – Bacharelado, esteve na Universidade Estadual de Montana, nos Estados Unidos, e observou as diferenças em relação às aulas, atividades, métodos de avaliação, provas e notas, da universidade de lá, em comparação com o Brasil.

A estudante de Farmácia, Letícia, compartilhou sua experiência na Universidade do Porto, em Portugal, onde desenvolveu uma pesquisa na área de cuidados farmacêuticos, para qual utilizou como objeto, uma rede de farmácias da Associação de Farmácias Portuguesas.

Amanda, do curso de Biotecnologia, expôs fotos de lugares e pessoas que conheceu durante sua estada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT, nos Estados Unidos. A aluna falou sobre a cidade e sobre o campus, destacando o laboratório de Biologia, no qual integrou uma equipe que estuda uma bactéria para produzir o isobutanol, um álcool que pode substituir ou diminuir o uso da gasolina em automóveis e outros veículos, usando o gás carbono.

A estudante de Biotecnologia, Jéssica, que esteve na Universidade de Cranfield, na Inglaterra, também apresentou a cidade e a instituição, comentando sobre seu trabalho na área de saúde, em que acompanhava um grupo de químicos, em um estudo sobre partículas para substituir anticorpos.

Ao final do evento, os primeiros egressos do programa ainda interagiram com o público, respondendo perguntas sobre como suas experiências contribuirão para o futuro profissional de cada um.

Galeria

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas