Servidores da UNIFAL-MG realizarão exames periódicos pela primeira vez

Versão para impressãoEnviar por email

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus servidores, a UNIFAL-MG vai iniciar a bateria de exames periódicos em todos os seus servidores da ativa. “Pretendemos ter na Instituição servidores mais saudáveis”, afirma Júlio Barbosa, pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progepe). Com a nova medida, decorrente da Instrução Normativa nº 1, de 3 de junho 2008, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, o servidor será atendido pelo Laboratório Central que realizará alguns exames. Os exames têm variação de acordo com a periodicidade, abrangência, faixa etária, sexo e ambiente organizacional.

A determinação prevê avaliações clínicas e exames laboratoriais bianuais para servidores entre 18 e 45 anos, anuais para os com mais de 45 – que também farão exames oftalmológicos –, ou em intervalos de tempo menores para os trabalhadores que estiverem expostos a ambientes que agravem doenças ocupacionais ou crônicas. As servidoras, por sua vez, realização exames de citologia oncótica (para prevenção de câncer de colo de útero) e mamografia. Os funcionários também terão acesso a outros tratamentos que venham a ser necessários.

O médico do trabalho, Dr. Joel de Oliveira, celebra as novas medidas que estão sendo implementadas pela Universidade que, até então, só realizava bateria de exames na admissão. “A criação de um banco de dados sobre possíveis doenças dos ativos, faz com que tenhamos condições de tratar com mais eficiência melhorando a qualidade de vida do servidor”, relata.

Os primeiros formulários para exames devem ser distribuídos assim que houver a reunião com os servidores dos campi de Poços de Caldas e Varginha. Os exames devem ser realizados primeiramente nos servidores que trabalham em condições insalubres e, posteriormente, em todos os servidores da UNIFAL-MG até que todos tenham sido apreciados. Com os diagnósticos em mãos, a Instituição poderá saber como anda a saúde de seus funcionários. “Através dos resultados, poderemos diagnosticar precocemente as doenças e garantir uma saúde melhor para os servidores da UNIFAL-MG”, afirma Dr. Joel de Oliveira.