Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Evento marcou o início das atividades do Centro de Referência Regional sobre Drogas - CREFAL, período 2013-2014
A UNIFAL-MG, através do Centro de Referência Regional sobre Drogas – CREFAL, promoveu na sexta-feira, 26/04/2013, o Fórum de Política Nacional sobre Drogas na Instituição.
Reunindo educadores, conselheiros municipais, agentes de segurança pública, agentes sociais, entre outros profissionais de saúde de Alfenas e região, o evento marcou o início das atividades do CREFAL, que mais uma vez foi contemplado pelo governo federal, para promover durante os anos de 2013 e 2014, cursos para capacitação de profissionais que atuam de forma direta ou indireta nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares.
Solenidade
A solenidade de abertura, conduzida pelo servidor Flávio Anderson da Cruz, contou com a presença do reitor da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; do prefeito municipal, Sr. Maurílio Peloso; da pró-reitora de Extensão, Profa. Maria de Fátima Sant’ Anna; da diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Maria Betânia Tinti de Andrade e do coordenador do Centro de Referência Regional, Prof. Denis da Silva Moreira.
O momento foi aberto com o Hino Nacional Brasileiro, interpretado pelo professor do Conservatório Walda Tiso Veiga, Júlio César da Paz.
Fazendo uso da palavra, o reitor saudou os presentes, destacando a presença do prefeito Maurílio Peloso e a parceria entre a Universidade e a Prefeitura Municipal, que enquanto agentes públicos buscam cumprir seus papéis socialmente responsáveis.
Na oportunidade, Prof. Denis enfatizou que os cursos promovidos pelo Centro Regional de Referência sobre Drogas em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Região dos Lagos do Sul de Minas Gerais – Cislagos, apresentou resultados promissores no ano de 2011, com a capacitação de mais de 180 profissionais de várias áreas do conhecimento e campo de atuação, dos 28 municípios vinculados ao Cislagos. O coordenador do Centro aproveitou para anunciar as seis novas modalidades de cursos que serão oferecidos nos anos de 2013 e 2014:
1- Curso de Aperfeiçoamento sobre Crack e Outras Drogas a profissionais atuantes no Programa de Saúde da Família – PSF;
2- Curso de Atualização em Atenção Integral aos usuários de crack e outras drogas para profissionais atuantes nos hospitais gerais;
3- Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em crack e outras drogas;
4- Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais das Redes SUS e SUAS;
5- Curso de Aperfeiçoamento sobre Crack e outras drogas para Agentes do Sistema Judiciário, do Ministério Público e da Segurança Pública;
6- Curso de Aperfeiçoamento sobre Crack e outras drogas para profissionais do poder judiciário, Ministério Público e entidades que atuam no atendimento/apoio a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, com privação de liberdade.
Na sequência, o prefeito Maurílio Peloso, deu boas-vindas às pessoas de fora de Alfenas presentes no Fórum e falou sobre a preocupação com o social e com as questões envolvendo não apenas as drogas, mas também o álcool. O prefeito convidou aos presentes para fazer uma reflexão: que a sociedade passe a cobrar mais assistência social dos prefeitos e do Estado, ao invés de focarem apenas em obras.
A diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Maria Betânia, manifestou o desejo de que todos os participantes possam aproveitar os cursos oferecidos pelo CREFAL e se tornarem agentes multiplicadores nessa nova etapa.
Recordando a criação do Centro de Referência Regional sobre Drogas, a pró-reitora de Extensão, Profa. Maria de Fátima, contou que a proposta de atuação, liderada pelos professores Cristiane da Silva Marciano Grasselli, Denis da Silva Moreira e Érika de Cássia Lopes Chaves, surgiu como umas das atividades ligadas ao Núcleo de Estudos Multidisciplinar: Religião e Espiritualidade – NEMRES.
Para encerrar a solenidade, Prof. Paulo Márcio falou sobre a filosofia da Extensão Universitária, responsável por promover a interação entre universidade e sociedade. “A Extensão permite aproximar todo conhecimento e capacidade de atividade dos professores e alunos da universidade, com os problemas contemporâneos da sociedade, como é esse problema tão sério das drogas. E nesse sentido, o papel da universidade é juntar forças, sem dúvida alguma, com o poder público executivo, seja em qualquer das esferas, no sentido de contribuir na formação, com ideias e estratégias para o enfrentamento desses desafios tão grandes que são colocados para nossa sociedade.”
O reitor também aproveitou para agradecer o trabalho da Escola de Enfermagem e dos coordenadores do CREFAL, os quais ele ressaltou que “ilustram o compromisso que os professores têm tido com a universidade, não só da formação, mas também da ampliação das ações no campo da extensão, que é tão importante para a própria formação dos alunos.”
Na sequência, os participantes assistiram a apresentação de duas peças musicais executadas pelos professores do Conservatório Walda Tiso Veiga, Ludmila Ribeira da Costa na flauta doce, e Alfredo Dias Ribeiro no violão, interpretando “Papagaio Embriagado” de Mário Mascarenhas e “Seio de Minas” de Paula Fernandes.
Programação
A conferência “A Realidade das Drogas em Alfenas e Região” foi ministrada em seguida, pelo Major Adenísio Ferreira de Paula, comandante da 18ª Companhia da Polícia Militar Independente de Alfenas, que utilizou fotos reais e dados para ilustrar o problema envolvendo usuários e traficantes de drogas na região.
Em seguida, o convidado Prof. Telmo Mota Ronzani, coordenador do Centro de Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Drogas (CREPEIA) da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizou um minicurso sobre o tema “Política Nacional sobre Drogas”, e no período da tarde, o minicurso se concentrou na questão do álcool.
O Fórum de Política Nacional sobre Drogas se configurou como um espaço para a formação dos agentes sociais que são preocupados com a atual política pública, implementada no Brasil.
Os cursos do CREFAL serão oferecidos na modalidade presencial com carga horária específica, a fim de atender uma formação abrangente, crítica, reflexiva e com competências técnicas para atuação profissional frente à problemática dos usuários de drogas.
Mais informações pelo e-mail: crefal.unifalmg@gmail.com