Seminário Cultura e Universidade debate a criação de uma política nacional de cultura para as Universidades

Versão para impressãoEnviar por email

A UNIFAL-MG foi representada pela professora Maria de Fátima Sant'Anna e pelo produtor cultural Ivanei Salgado

 Professora Maria de Fátima Sant'Anna e o produtor cultural Ivanei Salgado

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) participa da formulação de propostas para elaboração de uma política de cultura para as instituições públicas de ensino superior junto ao Ministério da Cultura (MinC). O tema foi amplamente debatido no 1º Seminário Cultura e Universidade, realizado de 22 a 24 de abril, em Salvador-BA.

A Instituição foi representada pela professora Maria de Fátima San’Anna, Pró-Reitora de Extensão, participando como convidada do MinC e pelo produtor cultural Ivanei Salgado. O evento, com o tema Bases para uma política nacional de cultura para as Instituições de Ensino Superior”, teve participação de instituições de ensino de todo Brasil.

Além das instituições de ensino, representantes do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT) e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia também participaram do evento. “Verifica-se que é possível estabelecer um diálogo com objetivo comum de incentivar a cultura nas universidades”, destaca a professora Maria de Fátima Sant’Anna.

A programação do Seminário contou com mesas expositivas sobre diversidade cultural, políticas públicas de cultura para universidades, acervos digitais, desafios da expansão da cultura, formação de gestores culturais e o Sistema Nacional de Cultura. As sugestões de propostas foram debatidas em grupos temáticos coordenados por equipe do Ministério da Cultura.

Os temas foram divididos em “Arte e Cultura na Universidade: novos arranjos para o ensino, pesquisa e extensão”, “Gestão Cultural e as Instituições de Ensino Superior”, “Perspectivas para formação de profissionais dos setores criativos”, "Diversidade na Universidade”, “Estratégias transversais de comunicação e cultura”, “Equipamentos culturais e circulação da produção artística e cultural” e “Direitos Autorais e Recursos Educacionais Abertos”.

As sugestões apontadas nos grupos foram apresentadas em plenária no encerramento do evento. Essas propostas lançarão as bases para implantação de uma política nacional de cultura para as Universidades brasileiras.

Informações: Ivanei Salgado, produtor cultural da UNIFAL-MG