Pais de novos estudantes da UNIFAL-MG participam de evento especial promovido pela PRACE

Versão para impressãoEnviar por email

Encontro aconteceu no último domingo, 05/05/2013, na sede

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - PRACE promoveu no domingo, 05/05/2013, na sede da UNIFAL-MG, “Encontro com os Pais dos Novos Estudantes”.

Em sua segunda edição, o evento reuniu cerca de 400 pais e novos alunos, que na ocasião, puderam conhecer um pouco mais sobre o papel da Universidade na formação do aluno. “É uma oportunidade fundamental de estreitamento dos laços entre a Universidade e a família dos estudantes; então é motivo de muita alegria para gente poder contar com esse auditório cheio e saber que a outra sala, onde cabem umas 200 pessoas, também está quase lotada”, disse o pró-reitor da PRACE, Prof. Marcos Roberto de Faria na abertura.

Os convidados lotaram o auditório Dr. João Leão de Faria, por isso, a organização os recebeu também na sala R-105, para onde a apresentação foi transmitida simultaneamente.

A mesa de honra foi composta pelo reitor em exercício, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior; pela representante da Pró-Reitoria de Extensão, Maria de los Angeles de Castro Ballesteros; pela pró-reitora de Graduação, Profa. Lana Ermelinda da Silva dos Santos; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Carlos Doriguetto e pela pró-reitora de Administração e Finanças, Vera Lúcia de Carvalho Rosa.

Dando boas-vindas aos presentes, os representantes das pró-reitorias falaram sobre suas áreas de atuação, bem como da importância de haver essa aproximação entre pais e a Universidade, para que as famílias possam conhecer a estrutura e o funcionamento da Instituição, que a partir de agora, seus filhos passam a integrar.

Em sua fala, o reitor em exercício, Prof. Edmêr, parabenizou a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis pelo evento e também as famílias dos novos estudantes presentes. Ressaltando que a formação científica e humana dos alunos é responsabilidade compartilhada entre família e Universidade, o professor deixou claro que, para a formação do aluno ser completa, é preciso que haja uma atuação conjunta. “O objetivo desse encontro é que vocês possam estar próximos da UNIFAL-MG, acompanhando os filhos de vocês.”

Manifestando satisfação pelo filho Gabriel Souza Castro, de 17 anos, estar ingressando no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, oferecido pela UNIFAL-MG no Campus Avançado de Varginha, os pais Flávio Prado de Castro e Valéria Moura de Souza Castro, de Varginha-MG, destacaram a importância do Encontro com os Pais. “Acho que a Universidade deu este passo à frente, mostrando que a instituição pública também tem sua parte interessante por poder conectar a família com a faculdade, e os pais participarem do processo educacional. Tenho certeza que o Gabriel vai ser muito feliz neste curso, pela capacidade dos professores, dos doutores que estão aqui, de todos os pró-reitores que estiveram aqui. Eu fiquei muito satisfeito de participar deste evento”, afirmou Flávio Prado.

A Universidade e o processo de formação do indivíduo

Após a apresentação da direção da UNIFAL-MG, o professor de Filosofia do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Paulo César de Oliveira, ministrou uma palestra sobre o tema “A Universidade e o processo de formação do indivíduo”.

Fazendo bom uso de citações filosóficas, o professor explicou de forma simples e objetiva aos convidados, qual é o papel da Universidade no processo de desenvolvimento do ser humano. “Aqui, nós não transmitimos simplesmente conhecimento porque a filosofia que perpassa os projetos pedagógicos dos cursos e da própria Instituição é aquela de que aqui o conhecimento é construído a muitas mãos, a partir de muitas realidades. Isto porque nós sabemos onde queremos chegar”, afirmou ao iniciar a explanação.

Prof. Paulo César chamou atenção para as dúvidas dos jovens ao definir com 16, 17 ou 18 anos, a sua profissão, e lembrou que todos nós temos dúvidas, mas que não as temos sobre a razão final da nossa existência. “O vento venta, a água molha ou sacia a sede, a faca corta, o alimento sacia, nutre e o homem é feliz”, citou Aristóteles. “Nós sabemos onde queremos chegar, nós todos queremos ser felizes e independente se é como pedagogo, se é como biólogo, se é como mecânico, se é como dentista, mas um projeto maior nós temos, que é a felicidade. Este é o grande projeto de vida.”

Ao final do evento, pais e novos estudantes prestigiaram ainda, a apresentação cultural do “Madrigal Renascentista”, projeto de extensão na área de Cultura desenvolvido na UNIFAL-MG.

Galeria

Faça o download da palestra do Prof. Paulo César: A Universidade e o processo de formação do indivíduo

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas