Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG promove "Educação Patrimonial"

Versão para impressãoEnviar por email

Nesta quarta-feira, 06/02/2013, foi realizada uma atividade com as crianças da Associação Beneficente Cáritas

Fantoches Quinzinho e Belinha apresentaram os conceitos de Museu e Patrimônio para as crianças

O Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG organizou nesta quarta-feira, 06/02/2013, a primeira etapa de um projeto piloto sobre Educação Patrimonial. Na oportunidade, o grupo, formado por voluntários (estudantes de História e Ciências Sociais, e membros da comunidade externa), foi até à Associação Beneficente Cáritas e promoveu uma atividade para 32 crianças.

Neste primeiro contato, os fantoches Quinzinho e Belinha, por meio de uma conversa lúdica, apresentaram os conceitos de Museu e Patrimônio para as crianças. Em seguida, por meio de imagens de lugares do Brasil e do bairro Pinheirinho - onde fica localizado o Cáritas - foram apresentadas possibilidades de ser museu e patrimônio, como meio de verificação da aprendizagem.

"Nossa proposta é que as crianças possam perceber que as instâncias museu e patrimônio não estão além delas. Elas mesmas constroem, identificam e percebem seus patrimônios. Ainda, podem entender que museu está além também do senso comum "lugar de coisas velhas. Ele pode ser visto, em sua concepção macro, como o próprio mundo em que vivemos", afirmou Luciana Menezes de Carvalho, museóloga.

De acordo com ela, o próximo passo será "brincar de montar um museu", a partir de objetos que as crianças deverão levar para o próximo encontro, marcado para o dia 20/02.

Informações: Luciana Menezes de Carvalho, museóloga da UNIFAL-MG