Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Evento teve início nesta segunda-feira, 04/03/2013, e se encerrará amanhã
A UNIFAL-MG promoveu na noite desta segunda-feira, 04/03/2013, a abertura da II Semana de Pedagogia, que contou com a presença de alunos e professores do Instituto de Ciências Humanas e Letras- ICHL da Universidade, e ainda, com convidados e professores da rede municipal de ensino.
Com o tema “Pedagogia e Educação Popular: um debate necessário”, a solenidade aconteceu no auditório Dr. João Leão de Faria, com apresentação da Companhia Mineira de Ballet Rosana Moterani.
A mesa de honra foi composta pelas autoridades: Prof. Paulo César de Oliveira – chefe de gabinete, representando a Reitoria; Profa. Maria de Fátima Sant’ Anna – pró-reitora de Extensão; Prof. Sandro Amadeu Cerveira, vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras; Profa. Vanessa Cristina Giotto, coordenadora do evento; Sr. Saulo Leite, representando a Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas; Sra. Tani Rose Ribeiro, militante do setor de Educação do MST do Sul de Minas; Prof. André Luiz Sena Mariano, coordenador do curso de Pedagogia e a acadêmica Laís Nunes, representando os alunos da Pedagogia.
“Trata-se de uma importante semana para a consolidação do curso de Pedagogia junto à UNIFAL-MG, principalmente, considerando-se que é o primeiro evento depois do reconhecimento do curso ocorrido em outubro de 2011”, destacou a aluna Nelize Oliveira, mestre de cerimônias, ao abrir a Semana.
Fazendo uso da palavra, o Prof. Paulo César, saudou a todos em nome da Reitoria, reforçando o desejo de que o evento consolide a presença do curso na Instituição. Comentando sobre o tema do evento, Prof. Paulo César ainda ressaltou: “Que essa temática da Educação Popular nos leve realmente a fazer da educação, um serviço à sociedade, e um fator de transformação da nossa vida e, sobretudo, das relações sociais. Bom trabalho a todos.”
Na sequência, o coordenador do curso, Prof. André, lembrou as boas avaliações do curso, que apesar do pouco de tempo de criação e funcionamento na Universidade, foi reconhecido pelo MEC com nota 4, na escala de 1 a 5. Manifestando que o intuito é fazer com que a Pedagogia cresça cada vez mais na UNIFAL-MG, o coordenador desejou uma boa semana de trabalhos aos participantes.
A coordenadora da II Semana, Profa. Vanessa, iniciou sua fala, narrando um diálogo entre duas formandas do curso que refletem sobre a escolha da Pedagogia. Em seguida, disse: “Hoje, em nome da equipe, quero agradecer a vocês, nossos alunos e professores presentes, com quem interagimos em relações afetivas, existenciais, e, sobretudo, intensamente educativas. Obrigada a vocês, que durante esse ofício e momentos de estudo, nos provocam mudanças, nos mostram outras possibilidades de compreender a realidade social. Que com suas experiências nos deixam marcas, provocam-nos, nos questionam e nos proporcionam muito mais perguntas inquietantes que respostas prontas. Obrigada a vocês, que nos levam de um lugar a outro, mas que também são levados e levadas por nós.”
Também o Sr. Saulo, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, comentou sobre o prazer de participar da abertura, enfatizando a importância do evento para Alfenas, já que promove novos diálogos também para alunos e professores da rede municipal de ensino.
Após a solenidade, as convidadas da noite para o debate “Diálogos sobre Educação a partir da Educação Popular”, Profa. Kelci Anne Pereira da USP- São Paulo e Profa. Dulce Ferreira da UFSCar-Sorocaba, foram apresentadas pela Profa. Fabiana de Oliveira da UNIFAL-MG (mediadora da mesa-redonda) e iniciaram as discussões.
Entre outras atividades do evento, estão ocorrendo minicursos e vídeo-fóruns no período da tarde, com professores da casa e de outras instituições. Hoje, a partir das 19h30, a Semana contará com a presença da Profa. Débora Monteiro Amaral da UFSCar- São Carlos e da Profa Marilda Conceição Martins da USP-São Paulo, para o debate “O Diálogo entre a Educação Popular, os Movimentos Sociais e a Universidade”.
O evento se encerra amanhã, 06/03/2013, após a mesa-redonda “Educação, Comunidade e Movimentos Sociais”, com a participação das professoras Ana Rute do Vale e Geovania Lucia dos Santos da UNIFAL-MG.
Para mais informações, acesse a programação do evento: www.unifal-mg.edu.br/extensao/