UNIFAL-MG está no Ranking Ibero-Americano SIR - 2012 das instituições de ensino superior com maior produção científica

Universidade aparece entre as 250 primeiras entre 1.401 instituições

A Universidade Federal de Alfenas é uma das  250 primeiras universidades a aparecerem na terceira edição do Ranking Ibero-Americano SIR, das instituições de ensino superior com maior produção científica entre 2006 e 2010.

A pesquisa, divulgada pelo SCImago Lab, faz parte de um projeto do grupo SCImago, responsável pela avaliação da investigação científica em universidades e instituições de pesquisa a partir da base de dados Scopus da Elsevier (maior base de de resumos e referências bibliográficas de literatura científica revisada por pares, com mais de 18.000 títulos de 5.000 editoras internacionais).

Na lista, aparecem 1.401 instituições de ensino superior que publicaram pelo menos um artigo científico indexado na base de dados Scopus no período de 2006 a 2010. A UNIFAL-MG ocupa a 229ª posição entre os países ibero-americanos e a 156ª entre os países latino-americanos e da região do Caribe, com um índice de 395 no indicador de Produção Científica - que mede o número de documentos publicados por cada instituição.

O SCImago Institutions Rankings (Ranking SIR) apresenta quatro indicadores que retratam a investigação das instituições e oferecem um meio de análise para avaliar o rendimento científico. Além da Produção Científica, utiliza taxa de Colaboração Internacional, a Qualidade Científica Média e a taxa de Publicação em Revistas de Prestígio, que indicam, respectivamente, o grau de internacionalização, a visibilidade científica e a capacidade que têm as instituições de ensino superior para publicar nas revistas com mais prestígio.

Acesse o Ranking Ibero-Americano SIR para conhecer a colocação de outras universidades brasileiras.

Saiba mais sobre o SIR: http://www.scimagoir.com/index.php

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social