Aluna do curso de Química a distância é contemplada com bolsa PIBIC/CNPq

Orientadora do projeto considera a aprovação, um avanço para a UNIFAL-MG

O projeto de pesquisa da aluna, Regiane Micaela Martins, do sexto período do curso de Química, licenciatura a distância, do Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Campos Gerais–MG, foi um dos contemplados com bolsa PIBIC/CNPq, para o período de agosto de 2012 a julho de 2013.

Intitulado“COMO É VISTA A QUÍMICA NO COTIDIANO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO? ANÁLISE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS”, o projeto será desenvolvido pela estudante, sob orientação da Profa. Márcia Regina Cordeiro, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem e Processos - GELPROCE.

A aluna inicia as atividades de pesquisa no próximo mês em Campos Gerais, mas já se encontra em Alfenas para frequentar os Seminários de Estudo sobre Metodologia de Pesquisa, realizados semanalmente pelos docentes do GELPROCE.

Comentando sobre a aprovação deste projeto, a Profa. Márcia Cordeiro, que é também coordenadora do curso de licenciatura em Química a distância da instituição, destaca: “Considero a aprovação deste projeto dois avanços na UNIFAL-MG. O primeiro se refere à descentralização das ações voltadas para o Ensino, que ocorrem em sua grande maioria, nas escolas de Alfenas, ficando nossa região de certa forma, desassistida. Temos cursos de EAD em muitos municípios a nossa volta, e vinculando estes cursos às atividades de pesquisa, por meio dos nossos alunos, ampliamos nosso horizonte de possibilidades e atuações. O segundo e mais importante avanço que vejo, especialmente como coordenadora de curso, refere-se a maior integração dos nossos discentes de EAD à UNIFAL-MG. Apesar de ser mais um curso de graduação, como todos os outros, os discentes da Educação a Distância, muitas vezes pela distância do campus, não se sentem parte da Universidade. Isso acaba sendo um desestímulo à permanência do curso, culminando com a evasão. Espero que este seja o primeiro de muitos projetos de pesquisa, extensão, e ainda, eventos, que incluam nossos alunos em EAD no cotidiano de nossa instituição."

O PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas é concedida diretamente às instituições, que são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.

Além da aluna Regiane Micaela Martins, outros 61 graduandos também foram contemplados pelo programa, com bolsa no valor de R$ 400,00.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas

Informações: Márcia Regina Cordeiro, coordenadora do curso de licenciatura em Química a distância, do Instituto de Química da UNIFAL-MG