Madrigal Renascentista da UNIFAL-MG se apresentará no AMERIDE Festival e Concurso Internacional de Corais

Para o evento, o grupo realizará um ensaio aberto no próximo sábado, 11/08/2012, na universidade

O Madrigal Renascentista UNIFAL-MG irá representar a universidade, bem como a cidade de Alfenas, no AMERIDE Festival e Concurso Internacional de Corais que será realizado entre os dias 20 e 25/08/2012, na cidade de São Lourenço-MG. O grupo fará parte da seção festival - não competitiva - do encontro e tem apresentações marcadas para os dias 23, 24 e 25/08/2012.

O Madrigal Renascentista é um projeto de extensão na área de Cultura desenvolvido na Universidade Federal de Alfenas, sob coordenação do professor do Instituto de Química, Gustavo Maia, e regência do Maestro Thiago de Moraes. A ideia surgiu em 2009, quando o Prof. Gustavo - natural do município de Alfenas - retornou à cidade na qualidade de docente da instituição. Com a experiência obtida em mais de 10 anos como cantor nos grupos Multivozes (São Carlos), Madrigal UFSCar (São Carlos) e Coral do Tribunal Regional do Trabalho 15 (Campinas), o professor viu a possibilidade de criar em Alfenas, um grupo que tivesse como metas a divulgação da cultura através da música e também o compromisso de integrar a universidade e sociedade por meio de uma manifestação cultural que atingisse os mais variados setores da população.

O Maestro Thiago de Moraes abraçou a ideia quando ainda era estudante de canto lírico na Universidade Federal de São João del-Rei. Atualmente, possui sólida formação em canto lírico sendo o regente e preparador vocal do grupo, tendo feito uma série de especializações em regência. Desde 2009, o madrigal tem então trabalhado no sentido de evoluir tecnicamente, a fim de atingir as metas inicialmente propostas. Composto por cerca de quinze pessoas, entre as quais, funcionários e alunos da UNIFAL-MG, o Madrigal Renascentista também é constituído por pessoas do próprio município, que adotaram a filosofia do grupo.

Segundo o Prof. Gustavo, o nome "madrigal" está intimamente ligado ao tipo de repertório praticado pelo grupo. Madrigais são tipos especiais de coral onde prima-se pela técnica suave e o timbre uniforme, possibilitando a interpretação tanto de canções populares brasileiras quanto peças renascentistas. Em seu repertório, os coralistas interpretam canções renascentistas como "In te Domine Speravi" de Josquim Des Prez e "Ecco Mormorar L'Onde" de Claudio Monteverdi, peças populares internacionais como "Everything I Do (I do it for You)" de Bryan Adams, e música popular brasileira como "Espanhola" de Flávio Venturini e "Ai que Saudade d'Ocê" de Vital Farias.

É praxe nas apresentações do Madrigal que as músicas apresentadas sejam explicadas ao público, de forma a fazer com que todos compreendam seu significado e contextualização. O Prof. Gustavo explica que dessa maneira, o público se torna parte da apresentação e passa a apreciar melhor o espetáculo, estando consciente daquilo que ouve e do seu significado.

Por conta da participação festival em São Lourenço-MG, o Madrigal Renascentista UNIFAL-MG realizará um ensaio aberto no formato de uma apresentação completa, com o objetivo de mostrar ao público universitário e à sociedade, o que vai ser apresentado no AMERIDE.

A apresentação está marcada para o próximo sábado, 11/08/2012, às 20h, no Auditório Dr. João Leão de Faria, na sede da universidade em Alfenas.

A entrada é franca.

Informações: Gustavo Dias Maia, professor do Instituto de Química da UNIFAL-MG