Curso de História da UNIFAL-MG lança revista eletrônica "Cultura Histórica & Patrimônio"

Versão para impressãoEnviar por email

Esta é a primeira publicação eletrônica da instituição disponibilizada através do Open Journal System 

 

Na tarde desta quarta-feira, 22/08/2012, o curso de História da UNIFAL-MG promoveu o lançamento da revista “Cultura Histórica & Patrimônio”, primeira publicação eletrônica da instituição disponibilizada através do sistema de gerenciamento e publicação Open Journal System, que tem o intuiro de expandir e melhorar o acesso ao conhecimento.

O evento reuniu dirigentes e representantes das unidades acadêmicas e administrativas da universidade e também acadêmicos, que prestigiaram a apresentação da publicação, conduzida pelos professores Marcos Lobato Mendes e Raphael Nunes Nicoletti Sebrian.

De acordo com os idealizadores, a proposta de criação da revista surgiu durante as discussões para elaboração do Plano Diretor do curso de História (2012-2017), finalizado em 2011 e aperfeiçoado até o início de 2012, em que se previu, como um dos objetivos, a elevação do impacto da produção científica do curso. Assim, identificaram a necessidade de criar, em 2012, uma revista eletrônica. Para atender a demanda, foi constituída uma comissão de docentes do curso, da qual fizeram parte, os professores: Marcos Lobato Martins, Mário Danieli Neto, Olavo Pereira Soares e Raphael Nunes Nicoletti Sebrian.

“Em meio aos esforços empreendidos, no primeiro semestre de 2012, para a preparação de um projeto de curso de pós-graduação stricto sensu em História – projeto vinculado aos objetivos integrantes do Plano Diretor, de promover atividades ligadas ao ensino de História e do patrimônio , optou-se por criar uma revista, de periodicidade semestral, dedicada à publicação de artigos originais, resenhas de livros e entrevistas da área de História, com ênfase para a produção acerca da Cultura histórica, do Patrimônio e da Educação histórica”, explica Prof. Raphael Nunes.

O objetivo do periódico é refletir a respeito das imbricações entre historiografia e a “história sem historiadores”, e ainda, de se questionar sobre as características da educação histórica, da inserção midiática dos historiadores, bem como discutir, necessariamente, a questão do patrimônio no Brasil.

A escolha pela publicação eletrônica foi ressaltada pelo Prof. Marcos Lobato como o meio ideal para edição e divulgação. Além das questões financeiras e burocráticas de edição em gráfica, o canal surgiu como alternativa também para atingir mais pessoas. “Fazer a revista eletrônica significa ganhar visibilidade, alcançar público maior”.

Prof. Raphael, também editor-gerente da revista, apresentou a plataforma utilizada, que é pública e está disponível de forma irrestrita para que se alcance, o propósito de difusão do conhecimento. O professor também esclareceu que neste primeiro número, a publicação foi organizada exclusivamente a partir de textos de convidados: 8 artigos (6 de professores de outras universidades e 2 de professores da UNIFAL-MG), e uma resenha. “O conjunto dos textos abarca as áreas em que a revista pretende se consolidar: historiografia/cultura histórica, educação histórica e patrimônio”, afirmou.

Além de professores do curso de História entre os editores, a publicação também reúne no Conselho Editorial, professores das melhores e mais conceituadas universidades brasileiras (UEL, UFMG, UFRGS, UNESP, PUCRS, UEPG, UFU) e de órgãos públicos relevantes (como é o caso do CONDEPHAAT, em relação ao patrimônio), especialistas em historiografia, educação histórica e patrimônio.

“A criação e publicação da revista Cultura histórica & Patrimônio colabora para a concretização de vários objetivos apresentados no Plano Diretor do curso de História da UNIFAL-MG, entre os quais, o reconhecimento do curso, o fomento à excelência na formação, a elevação do impacto da produção científica do curso, o desenvolvimento de atividades no campo do patrimônio e do ensino de História e o estabelecimento de parcerias do curso com outras instituições”, enfatiza Prof. Raphael.

Ao final do lançamento, fazendo o uso da palavra, os dirigentes das unidades cumprimentaram a equipe pelo trabalho realizado. O vice-reitor, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior, relembrou que a discussão sobre revista eletrônica na universidade começou no ano 2000, e que a iniciativa dos organizadores em lançar a publicação em 2012, era pioneira. “Parabenizo o ICHL (Instituto de Ciências Humanas e Letras), e o curso de História em especial; que com certeza, será copiado por outros cursos. Que tenham uma longevidade muito grande nesta revista e atinjam patamares de Qualis A”, destacou.

A revista já está sendo divulgada por meio de listas de discussão da área de História, instituições, associações e redes sociais. 

Acesse: http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cultura_historica_patrimonio/index

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas

Colaboração: Raphael Nunes Nicoletti Sebrian, professor do Instituto de Ciências Humanas da UNIFAL-MG e editor-gerente da revista