Pesquisador da UNIFAL-MG é contemplado no Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG

A instituição receberá R$ 48 mil para o desenvolvimento de projeto de pesquisa

O pesquisador Antônio Carlos Doriguetto, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Alfenas, foi um dos 192 contemplados pela Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), no Programa Pesquisador Mineiro - PPM.

Segundo resultado divulgado no site da FAPEMIG ontem, 11/07/2012, juntos, os pesquisadores das instituições do Estado receberão mais de R$ 8 milhões para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, sendo que o valor do recurso destinado à UNIFAL-MG é de R$ 48 mil.

Em sua sexta edição, o Programa Pesquisador Mineiro, criado pelo Conselho Curador da FAPEMIG, tem o objetivo de apoiar, através de concorrência, as melhores propostas coordenadas por pesquisadores ou tecnólogos de reconhecida liderança na sua área, alta produtividade e que têm projetos financiados por órgãos de fomento à pesquisa.

O PPM oferece cotas financeiras mensais a pesquisadores e tecnólogos que já tenham projetos de pesquisa financiados por instituições de fomento. O valor é distribuído em 200 cotas, divididas em três modalidades: 130 para pesquisadores que não possuem o adicional de bancada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); 60 para pesquisadores que possuem o adicional de bancada; e 10 para pesquisadores tecnólogos.

Entre os pré-requisitos, os candidatos precisavam ter reconhecida liderança em sua área de atuação. No caso do pesquisador, é indispensável o título de doutor e comprovada produção científica de alta qualidade nos últimos cinco anos. O pesquisador tecnólogo deve possuir, no mínimo, diploma de nível superior, vínculo permanente com instituição de ensino e/ou pesquisa e atuação em atividades de desenvolvimento tecnológico nos últimos cinco anos.

As cotas estarão em vigor por 24 meses, sendo destinados R$ 1 mil mensais para pesquisadores que já recebam Adicional de Bancada do CNPq e R$ 2 mil para pesquisadores e tecnólogos que não recebam o benefício.

A proposta submetida pelo Prof. Doriguetto ao programa foi “Polimorfos e Pseudo-Polimorfos de Sólidos Farmacêuticos: Obtenção e Caracterização”.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social