Governo convida Andifes para apresentar proposta de reajuste

"Os reitores darão conhecimento pleno do documento a toda comunidade universitária", afirmou presidente da associação

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) foi convidada pelos Ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, Orçamento e Gestão a participar, na última sexta-feira, 13/07/2012, da apresentação da proposta da nova carreira dos professores das Universidades Federais. O plano e os valores foram postos à Andifes pelo ministro Aloizio Mercadante, já que a Associação vinha atuando intensamente para acelerar a negociação e um acordo entre as partes.

O documento foi apresentado simultaneamente à Andifes pelo ministro da educação, e aos docentes pelo secretário Sérgio Mendonça, SRT/MPOG, que se reuniram na sede do Ministério do Planejamento. Na reunião no MEC, que contou com a presença de representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIFI), Mercadante detalhou aos reitores as informações conceituais de diretrizes da proposta e afirmou o intuito de apreciação da atividade docente, com redução dos degraus da carreira, incentivo a titulação, assim como a valorização da dedicação exclusiva.

Após tomarem conhecimento do teor da proposta, o presidente da Andifes, reitor João Luiz Martins e a vice-presidente, reitora Maria Lúcia Neder, foram convidados pelos ministros Aloizio Mercadante e a ministra do planejamento Miriam Belchior para a entrevista coletiva que divulgou a proposta à imprensa. Ao término do evento, os representantes da Andifes se reuniram com os dois ministros, onde reconheceram a importância de uma proposta para movimento docente, por ela dá início ao debates para o fim da greve.

“Os reitores darão conhecimento pleno do documento a toda comunidade universitária e aguardaremos uma posição dos sindicatos envolvidos com a negociação. Agora entendemos que é necessário nos debruçarmos sobre as questões levantadas pelos técnico-administrativos”, disse João Luiz. O presidente da Andifes aproveitou a oportunidade para reafirmar a importância do REUNI para ampliação da educação no ensino superior e reafirmou que o projeto está sendo implantado com garantia de qualidade.

O reitor João Luiz referendou o REUNI ao dar como exemplo o resultado do vestibular da Universidade de Brasília (UnB), que havia acabado de ser divulgado, e que entre os aprovados estava o filho da ministra Miriam Belchior. “Aumentamos o número de estudantes nas universidades que podem oferecer educação de qualidade em campi de pesquisa de excelência. Parte dessa parcela de estudantes que hoje comemoram o ingresso na UnB é fruto do REUNI”, defendeu o presidente.

Informações: Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior)