Últimos dias de inscrição para o Prêmio Mares Guia 2012

Esta é a quarta edição do prêmio criado pelo Governo de Minas

Em 2012, a iniciativa irá contemplar o pesquisador que, por meio da pesquisa básica, contribua de forma significativa para o avanço da ciência. Esta é a quarta edição do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia de Pesquisa Básica, criado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Caso haja unanimidade entre os membros da comissão julgadora, poderá haver uma concessão de menção honrosa a outro pesquisador pelo conjunto de seu trabalho.

As inscrições estão abertas até o próximo dia 6 de junho, para inscrições feitas pessoalmente e até dia 8 de junho para inscrições via correios. Para mais informações acesse: www.fapemig.br/premio

Pioneirismo de Mares Guia

A premiação do Governo de Minas é concedida a pesquisadores mineiros, em anos pares e Unidades de Pesquisa de Universidades, Institutos de Pesquisa e Empresas sediadas no estado, em anos ímpares. A escolha do nome é também uma homenagem a um dos mais importantes pesquisadores da área de biotecnologia do país. Marcos Luiz dos Mares Guia foi um dos responsáveis pela descoberta da insulina humana recombinante e pela fundação da Biobras, empresa pioneira na fabricação desse medicamento no Brasil.

Por pesquisa básica entende-se aquela que visa compreender a natureza e aumentar o conhecimento humano. Naturalmente, não é possível antecipar seus efeitos, no entanto, é possível conduzir pesquisas básicas a partir da identificação de necessidades da sociedade. Originada de problema existente, em que o cientista procura entender fenômenos, mas cujo resultado deriva possíveis soluções tecnológicas. A pesquisa básica é considerada de extremo valor para o processo de inovação em todas as áreas.

Informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Sectes