Unesco-Hidroex abre inscrição para Mestrado em águas na Holanda

Versão para impressãoEnviar por email

O Centro oferece cinco vagas para curso no Instituto de Educação para as Águas na cidade de Delft

O Governo de Minas, através do Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Unesco-Hidroex), abriu inscrições para estudantes que queiram cursar mestrado no Unesco-IHE – Instituto de Educação para as Águas, em Delft, na Holanda. Os interessados poderão optar pelas áreas de Gestão de Águas, Ciências Ambientais, Água e Infraestrutura Urbana e Ciência e Engenharia Hídrica.

A abertura das cinco vagas para o curso de mestrado é a primeira ação do Unesco-Hidroex, por meio da parceria firmada entre o Governo de Minas, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Unesco-IHE dentro do programa Ciência sem Fronteiras. A parceria ainda prevê a oferta total de 68 bolsas de estudos a especialistas brasileiros e pesquisadores estrangeiros, que se interessarem em desenvolver atividades no IHE, em Delft, e na Cidade das Águas, em Frutal.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Narcio Rodrigues, que idealizou o convênio, Minas sai na frente ao realizar parceria com governo federal por meio do programa Ciência sem Fronteiras visando à capacitação de gestores em recursos hídricos. “Tivemos a preocupação, ao elaborar a nossa proposta, de escolher a água, que é um tema universal e um elemento de vida e conseguimos realizar uma parceria internacional muito importante com a Unesco”, enfatizou o secretário.

As inscrições vão até o dia 1º de junho, a prova escrita e entrevista, para seleção dos candidatos, acontecem no dia 12 de junho, em Belo Horizonte. Os cinco aprovados vão receber uma bolsa no valor total de até 40.980,00 Euros, durante um período de até 18 meses para conclusão do curso. O edital com todas as informações das vagas de mestrado na Holanda, bem como a ficha de inscrição, se encontram disponíveis no site: http://www.hidroex.mg.gov.br/index.php/licitacoes/

Excelência em águas

O Unesco-IHE é a maior instituição de pós-graduação do mundo no ensino sobre água, e a única instituição da ONU autorizada a conferir título de mestre a formandos e a promover programas de PHD.

Com inauguração prevista para 2014, a Cidade das Águas Unesco-Hidroex é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Sectes, frente ao desafio de conservação da água, com a missão de planejar, coordenar, executar, controlar e avaliar programas e projetos de defesa e preservação do meio ambiente, relativos à gestão das águas e dos recursos hídricos.

Informações: Eric Samuel da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes-MG)

 
UNIFAL-MG e Unesco-Hidroex: A Universidade Federal de Alfenas é uma das 15 instituições que integram o Condomínio Temático das Instituições de Ensino Superior, Pesquisa e Desenvolvimento da Cidade das Águas, projeto desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Centro Unesco-Hidroex. A parceria envolve o monitoramento de gestão da qualidade das águas, a fim de dinamizar os estudos relacionados aos recursos hídricos, desenvolvidos por pesquisadores da universidade.