Motoristas da UNIFAL-MG participam de evento nacional da categoria

Versão para impressãoEnviar por email

Seminário dos Motoristas Oficiais aconteceu em Seropédica-RJ, nos dias 12 e 13/07/2013

Dirceu Vieira, Rogério Teixeira e Aléxis Carvalho - motoristas da UNIFAL-MG presentes no evento

A UNIFAL-MG esteve representada no IV Seminário Nacional dos Motoristas Oficiais das IFES, IFET’s e CEFET’s realizado em Seropédica-RJ, nos dias 12 e 13/07/2013.

Os motoristas oficiais da Instituição, Dirceu Vilela Vieira, Rogério Fortunato Teixeira e Aléxis Rafael de Carvalho participaram do evento organizado pela FASUBRA Sindical, SINTUR-RJ e SINTUFRJ, responsáveis por promover debates sobre os temas:

- Processo de terceirização nas Instituições Federais e suas consequências;
- Carreira: avanços e retrocessos do processo de racionalização e jornada de trabalho dos motoristas;
- Segurança e risco de vida;
- Assédio Moral e qualidade de vida.

De acordo com Aléxis, no evento foi discutida a questão da reivindicação da categoria para o reenquadramento do nível da carreira de C para D, já que a profissão hoje exige dos motoristas mais habilidades, como prestar contas, transportar estrangeiros e ter conhecimento sobre como funcionam os sistemas computadorizados dos veículos.

Outro assunto apontado como interessante pelo motorista foi uma palestra sobre a saúde do trabalhador. “Não sabíamos que alguns remédios alteram o nosso estado de vigia e precisamos desses reflexos em dia para dirigir”, comentou.

Aléxis também destacou a posição da Universidade no que se refere à jornada de trabalho. “O pessoal não tem consciência de como funciona a jornada de trabalho eficiente, a nossa aqui, podemos garantir que é proveitosa, pois procuramos respeitar muito os intervalos de uma viagem para a outra, o que em muitas instituições isto não acontece. Nós servimos de exemplo para o Brasil inteiro, porque a nossa organização aqui é muito boa”, afirmou.

Os motoristas também tiveram a oportunidade de saber mais a respeito da terceirização da categoria nas IFE’s, discussão sobre a qual, segundo Aléxis, mostrou que os gastos com terceirizados ultrapassam os gastos com o pessoal do quadro nas instituições do país.

Comentando sobre o seminário, o servidor responsável pelo Setor de Transportes da Instituição, Douglas Silveira Toledo Pereira, falou sobre a importância da participação dos motoristas da UNIFAL-MG, já que este é o único encontro destinado à classe que proporciona troca de experiências com os colegas de outras universidades. Douglas conta que um dos projetos do Setor de Transportes da UNIFAL-MG é organizar um evento de âmbito nacional, semelhante a este, para ser sediado pela Instituição.

Esta foi a quarta edição do seminário, que contou com a presença dos motoristas da UNIFAL-MG.

Informações: Ana Carolina Araújo - Jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG