Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
A obra é resultado de trabalhos desenvolvidos nos subprojetos do programa
Autores da obra
A equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID da UNIFAL-MG viveu um momento histórico na sexta-feira, 31/08/2012, com o lançamento do livro “Caminhos para a Docência: o PIBID em foco”.
A obra, produzida por professores e licenciandos, participantes do programa, é composta por textos que refletem os vários caminhos percorridos por alguns dos subprojetos desenvolvidos ao longo dos dois anos e meio na instituição. “A ideia de produzir um livro que retratasse a produção do conhecimento no interior do programa, no âmbito da UNIFAL-MG, nasce do desejo de registrar os muitos caminhos que temos percorrido no processo de formação de professores, bem como do compromisso ético que temos na socialização do conhecimento produzido no interior deste programa”, ressaltou Profa. Helena Maria dos Santos Felício, coordenadora institucional do PIBID.
Na cerimônia de lançamento, a pró-reitora de Graduação, Profa. Lana Ermelinda da Silva dos Santos, falou da contribuição do programa para a formação do professor na universidade e agradeceu a participação de todos envolvidos. “Como pró-reitora de graduação, eu quero parabenizar os professores desta universidade que estão nos comandos dos grupos de PIBID. Eu quero agradecer as nossas instituições parceiras, os docentes do ensino médio, os docentes que estão envolvidos no acompanhamento desses nossos bolsistas. Agradecer às instituições que abrem as portas e nos convidam para aumentar o nosso número de bolsistas neste trabalho. E em especial, parabenizar os alunos que fazem parte do PIBID, certamente, vocês serão professores com uma formação diferenciada; certamente, essa experiência do PIBID vai ajudar muito na definição da sua opção final. Vocês fazem com que a UNIFAL-MG se orgulhe de vocês.”
Também o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, fez questão de manifestar a sua satisfação com os resultados do programa, cumprimentando a coordenação. “Quero cumprimentar a todos e de modo especial, parabenizar efusivamente a Profa. Cláudia e a Profa. Helena, que fizeram a organização dessa obra. O PIBID é realmente um programa estruturante que não apenas pode permitir a consolidação da área de educação na universidade, mas estruturante para a educação do país como um todo. A gente sabe que o PIBID daqui está atuante, ativo e participante, no cenário inclusive, nacional, e fica muito satisfeito, muito orgulhoso, de poder contar com o trabalho de vocês”, declarou.
Representando os licenciandos, a bolsista Evelyn Soares de Abreu, compartilhou sua experiência no PIBID Pedagogia, relatando como o artigo que compõe a obra foi construído. Segundo ela, o texto é resultado de “pesquisação” e reflexão envolvendo licenciandos e coordenadores da escola e do programa.
Também o Prof. Olavo Pereira Soares, coordenador do PIBID História, comentou sobre a importância da sistematização da produção da obra, a partir da qual é possível induzir os participantes a outros momentos como irem a congressos, fazerem artigos científicos e até repensar o próprio programa.
O livro, que se encontra disponível na biblioteca da UNIFAL-MG, foi distribuído para 187 instituições de ensino superior que desenvolvem o PIBID no Brasil e também para universidades internacionais, entre as quais, a Universidade Pedagógica Nacional do México e a Universidade de Barcelona na Espanha.
Mais informações sobre o PIBID, pelo site: http://www.unifal-mg.edu.br/pibid/