Diretores da UNIFAL-MG participam do II Encontro de Dirigentes de Campus das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil

"Gestão da Universidade Multicampi: inovação e desenvolvimento regional" foi o tema do evento

Os professores Tatiana Cardoso Teixeira Viana, diretora do Campus Avançado de Varginha, e Cláudio Antônio de Andrade Lima, diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia do Campus Avançado de Poços de Caldas, participaram do II Encontro de Dirigentes de Campus das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil realizado de 8 a 10/08/2012, no Campus do Gama da Universidade de Brasília - UnB.

O encontro teve como tema a "Gestão da Universidade Multicampi: inovação e desenvolvimento regional".

Durante a conferência de abertura, o reitor da Unb, Prof. José Geraldo de Sousa Júnior, destacou a importância do evento. Segundo ele, o momento, agora, é de encontrar, a partir de nossas experiências compartilhadas, da troca dessas experiências, da comparação entre o que identificamos como boas práticas e de articulação política, formas de transformar a ação inédita e fortalecedora da expansão multicampi em soluções para os principais problemas a serem superados no processo.

De acordo com a Profa. Tatiana, a participação no evento foi muito positiva, pois a troca de experiências permite o aprimoramento do processo de gestão Multicampi. "Enquanto no primeiro encontro tivemos uma visão geral da estrutura multicampi das universidades brasileiras, conhecendo as diferentes realidades, muito embora muitas dificuldades na implantação dos campi sejam semelhantes; no segundo encontro pudemos focar mais no processo de gestão dos campi e sua relação com a administração central das universidades. Nesse sentido, destaco a oportunidade dos participantes debaterem as diferentes estruturas organizacionais dos campi e as apresentações do Pró-reitor de Administração e Finanças da UFG e do Pró-reitor de Planejamento da UFV que trataram da repartição de recursos aos campi avançados. Esse é um tema que precisamos abordar na nossa universidade e os conhecimentos adquiridos serão de grande valia para construirmos uma proposta para os campi da UNIFAL-MG."

Para o Prof. Cláudio o encontro propiciou o compartilhamento de diversas vivências na implantação de campi fora de sede, com diferentes modelos de gestão além de estatutos e regimentos diferenciados ao praticado pela UNIFAL-MG. O modelo dos Bacharelados interdisciplinares praticado na instituição chamaram a atenção de vários representantes que manifestaram interesse em adotar propostas similares. Considerou que em termos de representatividade nos Conselhos Universitários o da UNIFAL-MG propicia uma representação mais democrática e justa para campi fora de sede, por outro lado, a delegação de competências às direções locais estão aquém da maioria das demais universidades participantes do evento.

Os dirigentes de campus pretendem constituir um fórum permanente de debate e o pedido para criação dessse fórum foi protocolado na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - Andifes, no ano passado, e aguarda deliberação. Enquanto isso, os dirigentes deliberaram pela organização de encontros regionais, uma vez que a diversidade do país é muito grande, como preparação para o terceiro encontro que deverá se realizar no meio do ano de 2013, no Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas na cidade de Benjamin Constant. O encontro da Regional Sudeste será realizado no dia 07/12/2012 no Campus de Sete Lagoas, da Universidade Federal de São João del-Rei.

Colaboração: Tatiana Cardoso Teixeira Viana, diretora do campus Varginha da UNIFAL-MG
Foto: Secretaria de Comunicação da UnB