Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas promove seminário de capacitação

“A Pós-graduação Stricto Sensu, a pesquisa e a qualificação profissional de Técnicos Administrativos em IFES: Por que cursar mestrado ou doutorado?” foi o tema do evento

Docentes e servidores técnico-administrativos em educação da UNIFAL-MG se reuniram no auditório Dr. João Leão de Faria na tarde dessa quarta-feira, 28/03/2012, para participar do Seminário de Capacitação “A Pós-graduação Stricto Sensu, a pesquisa e a qualificação profissional de Técnicos Administrativos em IFES: Por que cursar mestrado ou doutorado?”, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) da instituição.

Na abertura, a servidora Deíse Inês Landre do Setor de Desenvolvimento e Capacitação da PROGEPE, falou sobre a preocupação da universidade com a capacitação e qualificação do servidor, a fim de atender ao Decreto nº 5.707/2006 que institui a política de desenvolvimento de pessoal da Administração Pública Federal. “A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, através do Setor de Desenvolvimento e Capacitação, vem trabalhando em projetos de auxílio financeiro para qualificação de TAE’s (Técnico-Administrativos em Educação) e adicional de vagas para os mesmos nos programas de pós-graduação da nossa instituição”, anunciou.

Deíse Landre falou também sobre um curso de capacitação que traz como proposta, uma estrutura que visa oferecer o desenvolvimento das competências mínimas necessárias para o ingresso em programas de pós-graduação “stricto sensu” e em grupos de pesquisa que realizam investigações em campo de atuação técnico-profissional da UNIFAL-MG.

No Plano Anual de Capacitação de 2012, está previsto o curso “Gestão de Projetos de Pesquisa: Fundamentos da elaboração, planejamento e execução de projetos de pesquisas”, coordenado pelo Técnico em Assuntos Educacionais, Marcos de Abreu Nery.

O seminário contou também com as presenças dos professores, Luiz Henrique de Barros Vilas Boas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Avançado de Varginha, que falou sobre o curso de mestrado em “Gestão Pública e Sociedade”; e também, Valdemar Antonio Paffaro Júnior, do “Programa de Biociências Aplicadas à Saúde”. Ambos esclareceram dúvidas sobre os requisitos para a preparação do aluno interessado em cursar pós-graduação “stricto sensu”.

por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social