Curso de Medicina é tema de reunião do Conselho Universitário da UNIFAL-MG

Comissão de Implantação apresentou as diretrizes do projeto pedagógico aos conselheiros

Em reunião extraordinária realizada na quinta-feira, 09/08/2012, os membros do Conselho Universitário (Consuni) da UNIFAL-MG discutiram as diretrizes de implantação do curso de Medicina na instituição.

Como presidente do Conselho, o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, convidou a Comissão de Implantação do curso, para esclarecer dúvidas aos presentes sobre o projeto pedagógico.

Na oportunidade, o reitor relembrou as etapas da criação do curso, desde a aprovação pelo então, Conselho Superior da universidade em reunião pública no ano de 2009, até a autorização da implantação na UNIFAL-MG divulgada pelo Ministério da Educação – MEC, em junho de 2012.

Prof. Paulo Márcio esclareceu que no decorrer do primeiro semestre deste ano, foi indicado pela Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes para compor o Grupo de Trabalho criado pelo MEC, com o objetivo de analisar a demanda de cursos de Medicina no país. Esta Comissão analisou as propostas enviadas pelas universidades solicitando a autorização para criação do curso e trabalhou nos critérios para aprovação.

De acordo com o professor, o Grupo de Trabalho, formado por 5 pessoas, tentou fazer uma análise que envolvesse alguns parâmetros como localização geográfica, rede pública e densidade da área de saúde da universidade proponente, entendendo que, preferencialmente, os cursos deveriam ser abertos na região Norte e Nordeste, para cobrir a falta de médicos nessas regiões do país. “No nosso caso, a densidade de saúde pesou bastante favoravelmente, pelo fato da UNIFAL-MG ser uma instituição com tradição na formação da área de saúde, com cursos muito bem avaliados”, ressaltou.

Conforme proposta de Expansão do Ensino Médico no país, o MEC destinará R$ 27 milhões para implantação do curso que oferecerá 60 vagas para alunos por ano, e também, a criação de 60 vagas para professores e 30 para servidores técnico-administrativos.

A Comissão de Implantação do curso na universidade apresentou ao MEC um cronograma, no qual, a previsão é de que a UNIFAL-MG selecionará alunos em outubro de 2013, para iniciar o curso em fevereiro de 2014.

Para explicar a proposta pedagógica, foi convidado o presidente da Comissão de Implantação do curso e também médico, Prof. Geraldo José Medeiros Fernandes, do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG. Prof. Geraldo esclareceu aos conselheiros que a formação dos profissionais terá um aspecto inovador e transformador, que buscará torná-los melhor preparados do ponto de vista médico e mais compromissados do ponto de vista social. A proposta do MEC prevê a inserção dos estudantes, desde o início do curso, nos serviços de saúde e em atividades práticas através da problematização, em uma interação permanente entre a universidade e o Sistema Único de Saúde - SUS.

Embora o Ministério da Educação tenha aprovado a implantação do curso, o Prof. Paulo Márcio explicou que o projeto ainda passará por adequações.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social