Campus Poços de Caldas promove atividades com as Indústrias Nucleares do Brasil

Versão para impressãoEnviar por email

Na oportunidade, Grupos de Pesquisa expuseram possibilidades de trabalho com a INB

 

O Campus Avançado de Poços de Caldas promoveu na última quinta-feira, 28/06/2012, duas atividades em conjunto com as Indústrias Nucleares do Brasil (INB): a apresentação do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) da Unidade de Tratamento de Minérios de Caldas-MG e o Seminário de Oportunidades UNIFAL-MG/INB.

A apresentação do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas foi realizada pelo assessor da Diretoria de Recursos Minerais da INB, o engenheiro químico Heraldo Rangel Júnior. Segundo especialista, o PRAD prevê a recuperação da área que abriga o antigo complexo minerário da UTM - Caldas, incluindo a cava da mina, as instalações industriais e a barragem de rejeitos. De acordo com a empresa responsável pelo plano, a recuperação envolve investimentos de cerca de R$ 400 milhões ao longo de quase duas décadas.

Durante o Seminário de Oportunidades foi apresentado o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e sua metodologia diferenciada na formação de Recursos Humanos. Os Programas de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia Ambiental e em Ciência e Engenharia de Materiais, além dos Grupos de Pesquisa sediados no campus, expuseram suas possibilidades de trabalho com a INB, com excelente receptividade da empresa. Ao final, ambas as instituições confirmaram suas expectativas na realização das atividades, com o estabelecimento de diversas frentes de trabalho.

O evento, prestigiado por alunos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Engenharias, pesquisadores e diretores do campus, e também pelo Corpo Técnico da INB, foi organizado pelos professores Maria de Fátima Rodrigues Sarkis, Leonardo Henrique Soares Damasceno e Osvail André Quaglio.

Informações: Leonardo Henrique Soares Damasceno, professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, Campus Avançado de Poços de Caldas-MG