PIBID Ciências Sociais promove atividade com estudantes do Colégio Estadual Emílio da Silveira na universidade

A proposta foi apresentar a UNIFAL-MG e exibir um filme voltado para a disciplina de Sociologia

Na manhã desta quinta-feira, 21/06/2012, os alunos que participam do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Ciências Sociais da UNIFAL-MG promoveram uma ação com estudantes do Colégio Estadual Emílio da Silveira de Alfenas, na universidade.

O objetivo da atividade foi não apenas apresentar a Universidade Federal de Alfenas para os cerca de 200 alunos de 7 terceiros anos da escola, como também exibir um filme que abordasse questões da atualidade para serem discutidas do ponto de vista das ciências sociais. “Unimos as aulas que eles têm de Sociologia, que a gente acompanha no programa, e as atividades dos alunos, que são relacionadas ao conteúdo desenvolvido na disciplina”, comentou o Prof. Marcelo Rodrigues Conceição, coordenador do PIBID Ciências Sociais.

Os estudantes assistiram ao filme “O Menino do Pijama Listrado” que conta a história da amizade entre o filho de um comandante da elite nazista, diretor de um campo de concentração, e um menino judeu prisioneiro neste campo, trama que levanta questões envolvendo o núcleo da família e as desigualdades sociais.

Após a exibição, os participantes debateram os aspectos sociológicos do filme, e assistiram ainda ao vídeo institucional da UNIFAL-MG.

PIBID Ciências Sociais

De acordo com o coordenador, o PIBID Ciências Sociais procura desenvolver estratégias para o ensino da Sociologia nas escolas. “O nosso primeiro intuito é verificar quais são os conteúdos desenvolvidos nessa disciplina e as formas pelas quais eles são trabalhados no Ensino Médio. Por meio disso, a gente tenta desenvolver estratégias para o ensino da Sociologia e verificar o que o curso oferece com relação ao que a disciplina trabalha. Para isso, a gente acompanha as aulas e desenvolve alguns estudos relacionados aos conteúdos abordados”, explica.

Para o professor, o PIBID proporciona uma troca de experiências positiva para a formação dos docentes do curso de Ciências Sociais e também para as escolas. “Ao mesmo tempo em que os alunos têm condições de oferecer uma ajuda aos professores; esses professores também, com todo aporte que têm de conhecimento e experiência, conduzem os alunos a proximidade, em relação ao trabalho que de fato eles desenvolverão na docência.”

A atividade desenvolvida na UNIFAL-MG, também será promovida entre os alunos da Escola Estadual Padré José Grimminck.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social