UNIFAL-MG promove II Semana Acadêmica de Física

O evento de abertura contou com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras)

De 18 a 20/04/2012, o curso de Física da Universidade Federal de Alfenas, promoveu a II Semana Acadêmica da Física da instituição, com palestras e oficinas que envolveram professores da casa e convidados.
“2012 - Teorias a respeito do fim do mundo” foi o tema debatido na noite de abertura, 18/04, quando pela primeira vez, a universidade contou com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em um evento - realizado pela intérprete, Profa. Rosília Alves do Amaral.

Na ocasião, também aconteceu a gravação do podcast do programa “Encontros com a Ciência” sobre o qual, o Prof. Samuel Bueno comentou: “O Programa Encontros com a Ciência é uma iniciativa de divulgação da ciência, do curso de Física da Universidade Federal de Alfenas,  e se trata  de um podcast,  no qual nós discutimos mitos a respeito de fenômenos naturais, procurando esclarecer aos ouvintes, à população em geral, quanto à teorias científicas.”

O vice-reitor, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior, cumprimentou a Comissão Organizadora do evento e desejou uma semana proveitosa aos participantes. “Que vocês aproveitem bem esse espaço, essa oportunidade que é oferecida a vocês essa semana, para aprimorar os seus estudos”, destacou.

Além de desejar aos alunos uma boa semana de palestras e minicursos, o coordenador, Prof. Artur Roberto Justiniano Júnior, comentou sobre o crescimento do curso de Física em Licenciatura. “Nosso curso tem 5 anos, começou com 2 docentes, agora somos 11 e já formamos 2 turmas; e se tratando de Física de Licenciatura, em uma cidade que não tinha tradição de cursos de licenciatura, e ver esse auditório bastante cheio, isso mostra o quanto nosso curso evoluiu, cresceu nesses 5 anos.”

O tema de abertura foi debatido pelos professores Artur Roberto Justiniano Júnior, Juliana Morbec, Samuel Bueno, Ronaldo Luiz Mincato e Carlos Tadeu Siepierski.

O encerramento, na sexta-feira, contou com a palestra do professor Fernando Marroquim Leão de Almeida Júnior, da Universidade Federal de São João Del-Rei que falou sobre o tema “LHC: Desvendando os mistérios do universo”.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social