UNIFAL-MG promove IV Semana Nacional de Museus

Conferência que abriu o evento contou com convidado internacional

A Universidade Federal de Alfenas, através do Museu de Memória e Patrimônio, está promovendo a IV Semana Nacional de Museus no Auditório Dr. João Leão de Faria. A abertura, na segunda-feira, 14/05/2012, contou com o convidado internacional, Dr. Damon Monzavi, do Irã.

Sob o tema “Museus em um mundo em transformação – novos desafios, novas inspirações”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para o Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio, o objetivo do evento é sensibilizar museus e comunidade para o debate sobre temas atuais. Este tema também foi adotado pela 10ª Semana Nacional de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC).

Durante esta Semana, está acontecendo também o I Fórum Regional de Cultura, organizado pela instituição, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e com o Ministério da Cultura.

“É preciso considerar as demandas dinâmicas de processos de construção de identidades e relações que permeiam a humanidade, principalmente neste início de milênio, onde as mudanças ocorrem e são divulgadas em tempo real no mundo todo. Profissionais interessados em museus do patrimônio precisam separar momentos como este, para refletir e pensar nestas questões e aceitar o desafio de criar e por em prática novas ideias. Estamos profundamente felizes por realizar mais uma semana nacional de museus na UNIFAL-MG, um evento que começou no antigo auditório da sala R, hoje está aqui no auditório principal da universidade, e pela primeira vez recebendo um conferencista internacional", comentou a museóloga, diretora do museu da instituição, Luciana Menezes de Carvalho.

De acordo com a museóloga, no Brasil serão ao todo, 3.420 eventos, em 1.114 museus e instituições culturais em 27 unidades federativas.

Na solenidade, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pela museóloga. “Luciana tem colocado a UNIFAL de uma maneira muito consistente no cenário nacional e até internacional, tanto participando de eventos internacionais, como nesse caso, trazendo convidados internacionais para participar dos nossos eventos relacionados à área de museus.”

Em suas palavras, o Prof. Paulo Márcio saudou ainda o ex-reitor da universidade, Prof. Antônio Martins de Siqueira, atual vice-diretor da Comissão do Museu, que participou da abertura do evento. “Gostaria de saudar também na plateia, o Prof. Antônio Martins Siqueira, meu colega, ex-reitor dessa casa. É uma alegria, Prof. Tonhão, vê-lo ainda engajado nos projetos da universidade”, enfatizou, e em seguida, completou: “Apesar de não estar mais cotidianamente conosco, a gente tem certeza que com sua força e liderança, esse projeto do museu também, tende a caminhar cada vez passos mais largos e mais consistentes. Eu diria que, sem dúvida, é também de sua responsabilidade todo esse projeto do museu, como um dos principais defensores idealistas do projeto.”

Representando a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o Prof. Wagner Ribeiro falou sobre o tema da Semana Nacional de Museus. “Há de se provocar junto à comunidade, a reflexão sobre o papel dos museus na vida contemporânea, despertar a consciência de que em um mundo em constante transformação, os museus ocupam um importante papel de elo com a nossa história entre passado e futuro."

A pró-reitora de extensão, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna, comentou sobre projetos envolvendo museus em outras cidades do Brasil, nos quais jovens recebem bolsas para restaurar o patrimônio. A professora destacou também: “Com a transformação, a construção do museu hoje é dinâmica. O museu não é um depósito apenas, ele vai depositar, mas para guardar a nossa memória. Sejam todos bem-vindos e vamos continuar nessa luta para que os nossos jovens, tenham esse olhar para a memória, para a preservação do que constrói a nossa história.”

Fazendo uso da palavra, a coordenadora do I Fórum Regional de Cultura, Tani Rose Ribeiro Peret Moraes, falou sobre a parceria existente entre a Universidade Federal de Alfenas e a Prefeitura Municipal. “Na cultura, a UNIFAL-MG é uma grande companheira mesmo. Tivemos oportunidade de realizar nossa I Conferência Municipal de Cultura aqui ano passado, que deu grande reforço e também contribuiu para que a gente ampliasse o nosso Conselho Municipal de Políticas Públicas.” Tani Rose falou ainda sobre o trabalho realizado pelos alunos do curso de História da universidade, que através da parceria, auxiliaram na limpeza e na organização do patrimônio histórico-cultural do município.

Na oportunidade, o vice-coordenador do evento, Prof. Cláudio Umpierre Carlan, pontuou o apoio recebido pela reitoria e pró-reitorias para a realização, bem como da FAPEMIG, e salientou o papel da universidade. “A função da universidade é justamente esse entreposto educacional e cultural que sempre foi e sempre será, trazer a comunidade para dentro da universidade.”

Após a abertura, o conferencista, Dr. Damon Monzavi, compartilhou sua experiência no trabalho prestado em museus no Irã, apresentando projetos que buscam técnicas de marketing para atrair públicos aos museus.

A temporada de eventos em museus pelo país irá até o dia 18/05, e contará com exposições, palestras, oficinas, seminários, ações educativas, entre outras atividades.

Galeria

Para saber mais detalhes sobre a programação, acesse: http://www.unifal-mg.edu.br/snmuseus/programacao.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social