Ferramenta produzida por aluno e professor da UNIFAL-MG ganha destaque entre cientistas da computação

Versão para impressãoEnviar por email

Software analisa os resultados do programa Network Simulator 3, auxiliando no estudo e desenvolvimento de novos protocolos em Redes de Computadores

Um projeto de Iniciação Científica desenvolvido pelo estudante Luiz Felipe Zafra Saggioro, sob a orientação do Prof. Flávio Barbieri Gonzaga, do curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG, resultou em uma ferramenta que está ganhando a atenção de especialistas em redes do Brasil e de diversos outros países.

Trata-se da TraceMetrics, um software que analisa os resultados do programa Network Simulator 3, conhecido pela comunidade científica da área, como o mais popular simulador de Redes de Computadores do mundo.

Percebendo a carência de uma ferramenta específica, que pudesse auxiliar na análise de desempenho de novos protocolos, o aluno e o professor iniciaram os estudos para a criação do produto, para o qual a primeira versão, levou 2 anos e meio para ser concluída.

De acordo com o Prof. Flávio, o projeto foi lançado através da lista de usuários do próprio programa Network Simulator 3, e a partir de então, tem sido muito acessado pelos cientistas da computação, rendendo, inclusive, divulgação no Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional – CNMAC e também no Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos – SBRC. “Este é o maior simpósio na área de redes realizado do Brasil, e TraceMetrics foi o único projeto de um aluno de graduação a ser apresentado como ferramenta lá”, comenta o professor, explicando que a maioria dos trabalhos expostos durante o simpósio, são resultado de pesquisas feitas por mestres e doutores.

Disponível no endereço www.tracemetrics.net, o software tem código fonte aberto, possuindo uma licença livre, que permite que outros pesquisadores não apenas o utilizem, como também contribuam propondo ajustes ao sistema. “A ferramenta foi divulgada há quase dois meses e desde então, registramos 60 downloads”, conta o orientador. “O interesse pelo software tem partido de vários lugares do mundo, como Estados Unidos, França, Índia e Reino Unido, e até o momento, o retorno pelos usuários da ferramenta tem sido extremamente positivo”, revela.

TraceMetrics já figura como ferramenta internacionalmente reconhecida, no site da Wiki oficial, ao final da página: http://www.nsnam.org/wiki/index.php/Tools.

O Prof. Flávio explica que agora dois novos alunos darão continuidade no aperfeiçoamento do software: Reuel Ramos Ribeiro e Alberto Silveira Carilo.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas