UNIFAL-MG promoverá IV Semana Nacional de Museus em maio

Evento contará com palestrantes de destaque no cenário nacional e também internacional, como o pesquisador Damon Monzavi, do Irã

Entre os dias 14 e 18 de maio de 2012, o Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas promoverá no Auditório Dr. João Leão de Faria da instituição, a IV Semana Nacional de Museus, que contará com palestrantes de destaque no cenário nacional e também internacional, como o conferencista que presta serviços a museus no Irã, Dr. Damon Monzavi. Ele também possui uma formação ampla, com pesquisas na área de Biodiesel e Medicina Alternativa.

O tema proposto para o evento pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para o Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio, será “Museus em um mundo em Transformação – Novos Desafios, novas inspirações”. Também adotará este mesmo tema, a 10ª Semana Nacional de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) com o objetivo de sensibilizar museus e comunidade para o debate sobre temas atuais. Para a IV Semana, o tema sofreu uma pequena modificação, “Museus e Patrimônio em um mundo em Transformação – Novos Desafios, novas inspirações”, ampliando as discussões e abrindo espaço para documentos de trabalho que discutam sobre museus e patrimônios na contemporaneidade. O evento conta com o apoio da Fapemig para sua realização.

Durante a Semana, nos dias 17 e 18 de maio, será realizado ainda o I Seminário Regional de Cultura em Alfenas, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas e com o Ministério da Cultura, por meio da Representação Regional de Minas Gerais.

As inscrições para o evento podem ser feitas no sistema CAEX - Controle de Ações de Extensão da Universidade Federal de Alfenas até o dia 04 de maio de 2012, através do link: www.unifal-mg.edu.br/caex/index.php.

A programação completa pode ser acessada no endereço: