Mesa-Redonda marca primeiro dia do “Fórum de Inclusão, Diversidade e Acessibilidade na Educação” na UNIFAL-MG

A proposta do evento é instaurar o diálogo sobre as políticas de inclusão e acessibilidade na universidade

“Transformação das práticas educativas: um diálogo a partir da igualdade das diferenças” foi o tema da mesa-redonda que abriu o “I Fórum de Inclusão, Diversidade e Acessibilidade na Educação” nessa segunda-feira, 09/03/2012, na Universidade Federal de Alfenas.

O evento, realizado pelo Núcleo de Acessibilidade Institucional – NAI, integrando as Pró-Reitorias de Assuntos Comunitários e Estudantis, de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, traz como proposta a discussão sobre a inclusão na universidade. “O objetivo do fórum é instaurar o diálogo sobre as políticas de inclusão e acessibilidade dentro da UNIFAL-MG”, explica a Profa. Débora Felício Faria, coordenadora do NAI.

Na oportunidade, a Profa. Débora Faria ressaltou a importância de trazer a discussão para o âmbito universitário. Fazendo uso da palavra, também o Vice-Reitor, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior, destacou o evento, parabenizando a iniciativa da organização em promover uma semana de atividades sobre o tema.

Mediada pela professora da casa, Vanessa Cristina Girotto, a mesa-redonda contou com as professoras convidadas, Roseli Rodrigues de Mello, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, e Fabiana de Oliveira, da UNIFAL-MG, que apresentaram ideologias e preconceitos que dificultam a transformação social e cultural da sociedade.

A Profa. Roseli Rodrigues falou sobre as hierarquias e conceitos culturalmente preconcebidos nas comunidades. A docente pontuou que nas universidades, quanto mais interação e diversidade houver, mais espaço existirá para o aprendizado. “Para fazer diferente é preciso pensar diferente”, comentou.

Explorando o estudo “O debate sobre as relações raciais no Brasil: tensões, continuidades e mudanças”, a Profa. Fabiana de Oliveira levantou questões sobre o racismo no país, apontando dados que demonstram que na sociedade brasileira ainda existe desigualdade racial. “Estamos habituados a pensar que não somos um país racista, que somos um país cordial, mas existe um racismo camuflado”, explanou.

O fórum acontece até o dia 12/04/2012, com atividades que envolvem oficinas educativas, jornada temática, minicursos e outras formas de interação em torno do tema “As fronteiras entre o discurso educacional e a prática docente”.

A programação completa pode ser acessada através do link: http://idae2012.blogspot.com.br/p/programacao.html

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social