Estudantes apresentam reinvindicações à Reitoria da UNIFAL-MG

Na manhã do dia 29/03, alunos fizeram manifestação na sede, pedindo um posicionamento da universidade sobre alguns problemas

Alunos de cursos graduação da Universidade Federal de Alfenas, incluindo, Geografia, Fisioterapia, Letras, Odontologia e outros, realizaram uma manifestação na sede da instituição, na manhã de quinta-feira, 29/03/2012, para reivindicar um posicionamento da universidade em relação a problemas enfrentados pelos estudantes.

O Vice-Reitor, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior (o reitor Prof. Paulo Márcio estava retornando de viagem à Brasília), a Pró-Reitora de Administração e Finanças, Vera Lúcia de Carvalho Rosa, e o representante da Procuradoria Jurídica, Osvaldo Pereira Duarte, receberam oito alunos no gabinete, para discutir questões como a manutenção de aparelhos de autoclaves utilizados no curso de odontologia, transporte coletivo para acesso à Unidade Educacional II e, ainda, a falta de docentes para alguns cursos.

Sobre os aparelhos autoclaves, usados para esterilização de material odontológico, a posição da Reitoria, em relação aos equipamentos existentes na Central de Esterilização da UNIFAL-MG (duas autoclaves com capacidade de 500 Litros), foi de que, uma delas, já foi reparada e encontra-se em funcionamento. Em relação à outra, já foram tomadas as providências para a substituição das peças de manutenção, preventivas e corretivas, sendo que a universidade está aguardando apenas o envio das mesmas pela empresa vencedora da licitação. A previsão é que até depois do feriado de Semana Santa, volte a funcionar. O Prof. Edmêr Silvestre informou também que a instituição já deu início ao processo de aquisição de outras duas autoclaves com capacidade de 500 e 100 litros respectivamente. O custo estimado das novas aquisições é de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais).

A respeito do transporte coletivo para o acesso dos alunos de Fisioterapia à Unidade Educacional II, o vice-reitor explicou que hoje, a universidade não tem condições de oferecer esse transporte, devido ao grande número de fretamento para viagens agendadas pelos cursos de graduação, além dos ônibus da instituição serem também utilizados para atendimento aos estudantes dos campi de Poços de Caldas e de Varginha. No entanto, o professor declarou que está em estudo a possibilidade da empresa Alfetur, com intermediação da Prefeitura Municipal de Alfenas, disponibilizar desconto nas passagens de ônibus para os alunos da Unidade II. Enfatizou ainda, que os alunos participantes do programa de assistência estudantil já contam com auxílio permanência. A UNIFAL-MG e a Prefeitura se reunirão com a direção da Alfetur, logo após o feriado.

Em relação à falta de docentes e até mesmo de técnico-administrativos para alguns cursos, a Reitoria esclareceu que já se encontra no Congresso Nacional Projeto de Lei que prevê a criação de 77.178 (setenta e sete mil, cento e setenta e oito) cargos de docentes e técnico-administrativos a serem distribuídos para as instituições federais de ensino. Citou inclusive que na quarta-feira, 28/03, o projeto foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Acompanhado pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça, última comissão da Câmara, e depois para o Senado Federal.

Ao final da reunião, os alunos concordaram em aguardar até a semana após o feriado, para que a questão do equipamento autoclave e também do transporte sejam resolvidos. Já sobre a falta de docentes, eles afirmaram que se for preciso, irão até Brasília manifestar seu apoio ao projeto de criação dos cargos.

por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social